Estará a Microsoft está desistir do metaverso e da realidade virtual?

Estará a Microsoft está desistir do metaverso e da realidade virtual?

24 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Após o recente anuncio dos despedimentos em massa da Microsoft, alguns ex-funcionários começaram a traçar um quadro claro das áreas de negócios nas quais a empresa de Redmond poderia prescindir.

Equipes inteiras que estavam a trabalhar em projetos como HoloLens, AltSpaceVR e MRTK (Mixed Reality Tool Kit) foram despedidas. Essa estratégia parece um tanto surpreendente, já que mesmo nas suas aparições mais recentes, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, enfatizou a importância do metaverso e, de maneira mais geral, da realidade virtual e aumentada para o setor de TI e para os consumidores na próxima era da Internet.

Microsoft abandona as suas ambições de metaverso, realidade virtual e mista

O projeto HoloLens já foi reorientado e dimensionado várias vezes, e toda a equipa MRTK teria partido, embora o MRTK3 anunciado em junho passado estivesse agendado para fevereiro deste ano.

O MRTK tem sido um importante projeto de suporte ao programador direcionado a plataformas como Microsoft HoloLens 2, Meta Quest, SteamVR e Lenovo ThinkReality A3, no entanto, há alguma esperança de que o suporte da comunidade continue devido à sua natureza de código aberto.

A Microsoft adquiriu o AltSpaceVR em 2017 e agora está a confirmar que todo o seu trabalho no projeto do metaverso terminará no próximo dia 10 de março, embora pareça ter um sucessor chamado Microsoft Mesh.

Estas escolhas drásticas reduziriam significativamente as ambições da empresa nos campos do metaverso, realidade virtual, aumentada e misturada, o que faz pensar quais seriam os fatores que teriam levado a empresa a abandonar estas áreas.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.