Microsoft Copilot torna-se no assistente pessoal integrado ao Windows 11
21 Fevereiro, 2024Num movimento um tanto ou quanto surpreendente, a empresa anunciou o lançamento de novas atualizações para Microsoft Copilot no Windows 11, disponível para os utilizadores inscritos no programa Windows Insider no canal Canary.
A Microsoft atualizou uma publicação no seu blog que havia sido criada na semana passada, acrescentando uma série de novas informações sobre as novas melhorias do Microsoft Copilot, que agora está cada vez mais integrado ao seu sistema operativo.
Com esta nova versão, a Microsoft está a transformar o Copilot num verdadeiro assistente pessoal integrado ao Windows 11, capaz de realizar ações que modificam o sistema em uso e ativam configurações a pedido do utilizador. Esta é uma jogada ousada que aproxima o Microsoft Copilot cada vez mais de assistentes de voz como Cortana, Alexa ou Google Assistant, com a diferença que neste caso tudo acontece via interface de texto e não por comandos de voz.
Os utilizadores sempre manterão controlo total sobre o que o Copilot é capaz de fazer. Antes de realizar qualquer ação, o assistente solicitará a confirmação do utilizador. Além disso, através da nova interface de gestão de configurações do Copilot, poderá ativar ou desativar categorias específicas de funcionalidades com base nas suas preferências. Por exemplo, um utilizador pode querer permitir acesso às configurações do sistema, mas não à gestão de ficheiros.
Microsoft Copilot já pode interagir diretamente com o Windows 11
A decisão da Microsoft já está a receber reações muito positivas da comunidade tecnológica e dos primeiros utilizadores. A ideia de ter um assistente baseado em IA tão profundamente integrado ao sistema operativo é vista como revolucionária por muitos utilizadores. Há uma grande curiosidade em ver como esta inovação impactará a forma como as pessoas interagem com os seus dispositivos e se abrirá caminho para novos casos de utilização.
Na verdade, com a adição destas novas funcionalidades, o Copilot vai agora muito além da codificação, do desenvolvimento de software e da produtividade, tornando-se cada vez mais num verdadeiro assistente pessoal virtual sempre disponível no sistema operativo.
Resta saber se esta direção será mantida e alargada aos restantes canais Insider e finalmente ao lançamento público do Windows 11. O caminho parece agora claro e bem definido. Basta aguardar por novos desenvolvimentos para perceber que outras inovações a empresa está a preparar para integrar cada vez mais a inteligência artificial no seu sistema operativo.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.