Microsoft complica a tarefa de mudar o navegador padrão no Windows 11

Microsoft complica a tarefa de mudar o navegador padrão no Windows 11

10 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

Como já era esperado, a Microsoft tudo fará para que os utilizadores utilizem o Edge como o seu navegador padrão, e estranho era se isso não acontecesse. E se comparado com a forma de alterar o navegador padrão no Windows 7, e Windows 10, o Windows 11 é muito mais complicado, já que será necessário trocar para cada tipo de ficheiro.

No Windows 7, ou no 10, basta ir às definições do sistema operativo e seleccionar a aplicação padrão para cada uma das categorias... e no caso do navegador, bastava trocar um campo e todo o processo estava terminado. No Windows 11 esse processo é mais demorado, já que precisará de fazer o mesmo procedimento para os formatos HTM, HTML, PDF, SHTML, SVG, WEBP, SHT, FTP, HTTP e HTTPS. De momento, não parece haver forma de mudar todos de uma vez, e assim simplificar esse processo.

navegador padrão

Assim, para mudar o navegador padrão no Windows 11 tem de:

  1. Abrir o painel de Definições
  2. Ir para as Aplicações
  3. Clique em Aplicações padrão
  4. Seleccione o navegador desejado
  5. Clique no formato de ficheiro HTM
  6. Seleccione o navegador desejado e confirme
  7. Repita os 6 passos anteriores para todos os formatos de ficheiro que deixamos acima

Não está claro o que levou a Microsoft a tomar essa decisão bizarra de transformar um processo antes simples e rápido num processo doloroso. Provavelmente é para desencorajar os utilizadores de usar um navegador diferente do Edge. No entanto, tenho esperanças que esse novo recurso não passe da fase beta.

VIA