Microsoft apresenta o Loop: Nova ferramenta para revolucionar o seu dia a dia

Microsoft apresenta o Loop: Nova ferramenta para revolucionar o seu dia a dia

23 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Um hub colaborativo e personalizável para aumentar sua produtividade, é assim que a Microsoft classifica o Loop. Depois de dar conta do seu desenvolvimento no passado mês de novembro, a gigante da web lançou oficialmente a prévia do seu software dedicado à produtividade. Acessível a todos, este último promete revolucionar a forma como trabalhamos e nos organizamos, centralizando todos os nossos documentos, tarefas e projetos numa única interface.

Se a nova ferramenta da Microsoft pretende ser revolucionária, fique já a saber que ele é muito semelhante ao Notion, que já está disponível no mercado há vários anos. Na verdade, o software é muito idêntico ao do seu concorrente, pois funciona com o mesmo princípio dos blocos, com sistema de layout sumário e possibilidade de criação de tabelas sincronizadas. Uma ferramenta de marcação também permite mencionar uma pessoa interna ao espaço de trabalho, adicionar emoji ou criar hierarquias no espaço de trabalho.

Acessível a todos, o Loop ainda não tem base para competir com o Notion. O software ainda sofre com a ausência de base de dados e com algumas deficiências que impuseram o seu concorrente como obrigatório no mercado de produtividade. Além disso, é voltado para um público de nicho, na maioria das vezes profissional. Portanto, é difícil imaginar que os utilizadores tenham a coragem de transferir todos os seus dados de uma plataforma para outra.

No entanto, o Loop tem sérios argumentos para substituir o Notion nos próximos meses, ou anos. Em primeiro lugar porque o software é totalmente baseado na suite Office, sendo possível integrar “loops”, blocos sincronizados que podem ser copiados diretamente para Word, Outlook, Teams ou na web, e modificados por qualquer pessoa em tempo real. Depois, porque os espaços de trabalho colaborativos oferecidos pelo Loop são acessíveis para até 50 pessoas, em comparação com apenas 10 para uma conta gratuita do Notion.

Loop oficialmente anunciado pela Microsoft

O suporte para Loop com o pacote Office pode virar a maré no mercado de software de produtividade. Sobre a questão do processamento de texto e layout simples em particular, a Notion ainda está a lutar para competir. Além disso, e apesar do suporte de muitas aplicações de terceiros, o software ainda sofre com algumas funções ausentes, como suporte nativo e modificação de Google Calendars, ou a possibilidade de integrar o corretor Antidote no seu sistema.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.