Microsoft aponta o dedo à Sony por esta lançar exclusivos PlayStation para PC

Microsoft aponta o dedo à Sony por esta lançar exclusivos PlayStation para PC

12 Junho, 2021 0 Por Joel Pinto

Durante uma conferência organizada antes da realização do E3 2021, Phil Spencer criticou a estratégia da Sony. Sem revelar explicitamente o nome da empresa japonesa, o chefe da Xbox revelou não entender o valor de vender jogos antigos da PlayStation, para PC.

A verdade é que Horizon Zero Dawn foi o primeiro jogo exclusivo da PlayStation a ser disponibilizado no PC. A Sony realmente começou a portar alguns dos seus jogos originais para o Windows. O objectivo é simples, primeiro, para conquistar alguns jogadores numa plataforma que a empresa não alcançava anteriormente. E a segunda é a promoção da marca Playstation: ao oferecer aos jogadores de PC a oportunidade de “provar” o mundo do PlayStation, a Sony espera que eles comprem uma consola e, por extensão, outros itens exclusivos.

Desde Horizon Zero Dawn, apenas um outro exclusivo PlayStation foi trazido para PC: Days Gone, que foi lançado no passado dia 18 de Maio, cerca de dois anos após o lançamento para a PlayStation 4. Foi ainda mais longo para o Horizon, lançado para PC no verão de 2020. O RPG de mundo aberto foi lançado na antiga consola da Sony em Março de 2017.

Durante uma teleconferência organizada pela Microsoft antes da E3, Phil Spencer, chefe da filial Xbox da empresa americana, não perdeu a oportunidade de apontar que a sua estratégia é muito diferente. Ele explica que os seus jogos exclusivos estão a chegar ao PC, Xbox e xCloud ao mesmo tempo. E ele lembra que eles também chegam ao Xbox Game Pass “no dia um”.

streaming de jogos playstation pc
Phil Spencer

Xbox parece não gostar da estratégia da PlayStation de disponibilizar jogos para PC

Por outro lado, ele critica a Sony, sem citar a empresa. A competição prefere lançar antigos exclusivos para o PCs, anos após o seu lançamento. E os jogadores têm que pagar um preço alto por isso. Phil Spencer também aponta para a estratégia de jogos em nuvem da Sony: os excluídos da PlayStation 5 não estão disponíveis imediatamente no PlayStation Now, enquanto os jogadores pagam uma assinatura mensal.

Phil Spencer parece ter o papel certo aqui, mas não nos podemos esquecer que os exclusivos da Xbox nem sempre foram compatíveis com o Windows no “primeiro dia”. Não esqueçamos também que a história da Microsoft está ligada ao PC, graças ao Windows. A Microsoft, portanto, tem todo o interesse em cuidar dessa comunidade, que não é o caso da Sony.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.