Microsoft abre as portas a aplicações Android no Windows 11
26 Maio, 2023Há já algum tempo que a Microsoft oferece suporte a aplicações Android no seu mais recente sistema operativo, o Windows 11. No entanto, uma das maiores queixas dos utilizadores com a implantação desse recurso está relacionado com a escolha limitada de aplicações compatíveis, e que estão disponíveis na Amazon Appstore.
Embora a Appstore tenha crescido a um bom ritmo, só agora a Microsoft está a aceitar oficialmente o envio de aplicações Android de todos os programadores que desejam colocar os seus produtos no Windows.
A Microsoft anunciou recentemente vários melhoramentos baseados em IA na Microsoft Store para aplicações nativas do Windows e PWAs, que não devem ser confundidos com a Amazon Appstore para aplicações Android no Windows. No entanto, as notas de rodapé ocultaram silenciosamente um anúncio – a Microsoft está a abrir a porta ao envio de aplicações Android para todos os programadores. O único pré-requisito é que o mesmo tenha uma conta de desenvolvedor da Amazon Appstore.
Os programadores interessados em listar as suas aplicações Android para utilização no Windows são aconselhados a verificar os recursos do desenvolvedor da Microsoft para garantir que a mesma possa lidar confortavelmente com o redimensionamento da janela. Este é um requisito importante em computadores que executam o Windows 11, mas não é necessariamente uma consideração nos dispositivos Android comuns. Os programadores também precisam de garantir que essas aplicações otimizados para entrada touch sejam mapeadas corretamente para entradas de teclado e mouse correspondentes no Windows Subsystem for Android (WSA).
A iniciativa da Microsoft é um tanto tardia, mas ainda muito necessária. Pode levar algum tempo para os programadores começarem a disponibilizar as suas aplicações, e atualizações, para os utilizadores do Windows 11.
Microsoft começa a permitir aplicações Android de terceiros no Windows
Enquanto isso, o WSA está a melhorar progressivamente com suporte para Android 13, picture-in-picture e muito mais. Apesar disso, a versão estável do WSA ainda está limitada a algumas regiões geográficas e permanece indisponível em muitas outras. Isso também pode estar relacionado à disponibilidade limitada da Amazon Appstore, dificultando a expansão, mas seria bom ver a situação mudar à medida que o WSA amadurecesse.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.