Microsoft anuncia o Pluton: Um chip projectado para o futuro dos PCs com Windows
19 Novembro, 2020A Microsoft revelou finalmente o Pluton, um novo chip de segurança para desktops, e laptops, com o sistema operativo Windows. O objectivo é proteger melhor as máquinas e substituir o chip Trusted Platform Module (TPM). Pluton será integrado directamente em futuros processadores da Intel, AMD e Qualcomm.
A Microsoft explica que este chip depende das mesmas tecnologias de segurança usadas nas Xbox. Este chip bloqueia vectores de novos ataque e emergentes, incluindo falhas de segurança em processadores como Specter e Meltdown. A Intel revelou em 2018 que está a redesenhar os seus processadores para protegê-los de futuros ataques, e o Pluton é um passo ainda maior na segurança.
Microsoft Pluton chega para melhorar o chip TPM
E quem fala em segurança adicional, fala em novas protecções. Até agora, o chip TPM foi separado do processador. Os hackers encontraram formas de recuperar os dados que fluem entre o processador e o chip TPM. Com este novo chip, a Microsoft está a bloquear esse método.
“Lançamos a Xbox que tem essa protecção contra ataques físicos, então as pessoas não podem hackea-lo apenas para jogos”, disse David Weston, chefe de segurança da Microsoft. Ele diz que a Microsoft extraiu “os princípios de estratégias eficazes de engenharia. Portanto, estamos a usar essas lições e fazendo parceria com a Intel para construir algo para o PC que resista a esse novo vector de ataque”.
Haverá actualizações mensais de software para o Pluton. Eles chegarão com os famosos Patch Tuesday. Ele corrige bugs e resolve as falhas do Windows, todos os meses.
Ainda não sabemos quando é que ele estará presente nos processadores da Intel, AMD e Qualcomm. Podemos esperar disponibilidade para dentro de alguns meses, mas ainda não sabemos quando.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.