Microsoft quer acabar com os blocos quadrados do menu Iniciar no Windows 10

Microsoft quer acabar com os blocos quadrados do menu Iniciar no Windows 10

25 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Uma das principais mudanças do Windows 10X é o retorno ao menu Iniciar sem os blocos dinâmicos. Esses blocos quadrados tornaram-se um dos símbolos do sistema operativo nos últimos anos, e nem sabemos bem se é pelas melhores, ou piores razões. E pelos últimos relatos, parece que a Microsoft está a considerar removê-los do menu Iniciar numa futura actualização do Windows 10.

Pelo menos é o que diz o pessoal do Windows Latest, que geralmente estão muito bem informados sobre as pretensões da empresa.

"As pessoas familiarizadas com o desenvolvimento informaram-nos que a Microsoft planeia substituir os blocos dinâmicos por ícones simples numa actualização futura após o lançamento do Windows 10 20H2".

Menu Iniciar à moda antiga pode voltar ao Windows 10

Os blocos dinâmicos foram lançados com a chegada do Windows 8, como fazendo parte de uma interface de utilizador mais moderna. A Microsoft iniciou uma transição para o estilo Fluent Design System no Windows 10. O menu Iniciar é uma das últimas partes do sistema que ainda resiste a essa alteração, mas não no Windows 10X, que voltou a uma apresentação "simples" com ícones.

A verdade é que a Microsoft já começou a actualizar os ícones das suas aplicações, bem como o logótipo do menu Iniciar. Essas mudanças estão bem alinhadas com a revisão anunciada. Segundo o calendário mencionado pelo Windows Latest, as miniaturas dinâmicas do Windows 10 devem desaparecer no máximo até 2021.

É improvável que essa novidade chegue com a actualização do 20H2, que está planeada para o outono de 2020, anunciada como sendo uma actualização menor. A Microsoft provavelmente está a planear grandes mudanças no Windows 10, para o próximo ano.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.