Microsoft 365 Copilot: Inteligência Artificial chega a todas aplicações do Office

Microsoft 365 Copilot: Inteligência Artificial chega a todas aplicações do Office

16 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Tal como era esperado, a Microsoft anunciou há instantes o Microsoft 365 Copilot, e tal como o seu nome sugere, ele vai-se comportar como um verdadeiro “copiloto” no campo da produtividade. O segredo está no poder de um dos LLMs (large language model) mais conhecidos, o ChatGPT, enriquecido com dados das aplicações Microsoft Graph e Microsoft 365, para transformar o mundo profissional graças à inteligência artificial.

Assim ficamos a saber que o Copilot torna-se parte integrante das aplicações que compõem o Microsoft 365 e que são utilizadas ​​todos os dias por milhões de utilizadores, ou seja, Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e muito mais. A nova ferramenta de inteligência artificial generativa permitirá aumentar a produtividade e melhorar as habilidades graças a uma experiência completamente nova chamada Business Chat.

O Business Chat combina o LLM, aplicações e dados do Microsoft 365 – de calendário, email, chats, documentos, reuniões e contactos – para fazer coisas que as pessoas não podiam fazer antes. Um exemplo: com solicitações de linguagem natural como “diga à minha equipa como atualizar a estratégia do produto”, o Business Chat gerará uma atualização de status com base nas suas reuniões anteriores, e-mails e diferentes conversas de chat. Hoje, os utilizadores da Microsoft terão acesso antecipado ao Business Chat no Microsoft Teams.

Microsoft 365 Copilot

Microsoft 365 Copilot: Word, Powerpoint e Excel alimentados pelo ChatGPT

O Microsoft 365 Copilot mudará o mundo do trabalho dependendo do tipo de utilização. Por exemplo, com o Microsoft 365 Copilot no Word, o utilizador pode iniciar o seu processo criativo para nunca mais ter que começar do zero. O Copilot oferece um primeiro rascunho para que possa editar, economizando horas de redação, pesquisa e edição. Em alguns casos, o Copilot será capaz de processar um texto correto, em outros não, mas em qualquer caso ele vai dar suporte aos utilizadores na criação de textos. Com o Copilot, o autor está sempre no controlo das atividades, perseguindo as suas ideias e possivelmente pedindo ao Copilot para encurtar um texto, reescrevê-lo ou fornecer feedback.

O Copilot no PowerPoint ajudará a criar apresentações a partir de um simples pedido, agregando conteúdo relevante de um documento previamente criado. Já no Excel, o utilizador poderá analisar tendências e criar gráficos a partir de dados.

O Microsoft 365 Copilot não apenas aumentará a produtividade individual, mas também ajuda a criar um novo modelo de conhecimento para cada organização, aproveitando a vasta quantidade de dados e insights que hoje são amplamente inacessíveis e inexplorados. O Business Chat funciona em todos os seus dados e aplicações de negócios para trazer à tona as informações e os insights de que precisa num grande volume de dados, para que o conhecimento flua livremente por toda a organização, economizando um tempo valioso na procura de respostas. O utilizador poderá aceder ao Business Chat no Microsoft 365 com o Bing quando estiver ligado à sua identidade corporativa do Azure Active Directory ou no Teams.

Alem disso, o Microsoft 365 Copilot é mais do que apenas a integração do ChatGPT, da OpenAI, com o Microsoft 365. É um sofisticado mecanismo de computação que funciona nos bastidores para combinar o poder dos LLMs com aplicações do Microsoft 365 e dados de negócios no Microsoft Graph, que agora passam a estar acessíveis a todos através de linguagem natural.

As principais competências do Microsoft 365 Copilot são um avanço de produtividade: ele já tem a capacidade de criar, resumir, analisar, colaborar e automatizar utilizando conteúdo específico e contextos de negócios. Mas não para por aí. O Copilot sabe como comandar aplicações (por exemplo, “animar este slide”) e trabalhar entre aplicações, traduzindo um documento do Word numa apresentação do PowerPoint.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.