Microsoft Word recebe finalmente recurso muito necessário

Microsoft Word recebe finalmente recurso muito necessário

10 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

O Word é, sem dúvida, um dos softwares de processamento de texto do mercado. Se a maioria das suas funcionalidades são acessíveis através de uma combinação de teclas, uma delas, e não menos importante, ainda falta: copiar e colar texto sem qualquer formatação.

A Microsoft anunciou no seu blog que este atalho de teclado está finalmente disponível nas versões beta do Microsoft 365 para utilizadores do Windows e do macOS.

Até agora, para colar texto simples copiado de um documento no formato RTF, por exemplo, era necessário colar o texto no seu formato original (fonte e tamanho do texto), depois clicar em “Opções de colagem → Manter somente texto ” no menu contextual que aparece, ou no botão “Limpar toda a formatação” no menu do Word.

Os utilizadores mais experientes de softwares de processamento de texto sabem disso, é muito mais rápido usar a combinação de teclas Ctrl + Shift + V, especialmente porque o último está disponível na maioria das aplicações de produtividade concorrentes, como o Google Docs, LibbreOffie, e só para citar alguns.

A omissão de Ctrl + Shift + V pareceu-me um pouco anacrónica, já que essa funcionalidade é essencial no dia a dia. Se a maioria dos internautas utiliza a barra de menus para alterar a formatação do texto, outros, os mais produtivos, preferem, na medida do possível, manter os seus dedos no teclado. Surpreendentemente, colar texto simples é possível em outros softwares da Microsoft, como no Teams e até na versão Web do próprio Word.

Word recebe finalmente a função de copiar e colar texto sem qualquer formatação

Observe que os utilizadores do Power Toys já beneficiam dessa funcionalidade em todo o sistema. Dito isso, o conjunto de utilitários do Windows ainda não foi adotado pelo mainstream e não é um modelo de estabilidade e acessibilidade. Ao finalmente oferecer suporte a esse recurso, a Microsoft está a tentar unificando a experiência do utilizador em todo o seu pacote de produtividade.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.