Meta está a considerar uma versão paga do Facebook e Instagram
2 Setembro, 2023 0 Por Joel PintoSerá que vamos ter direito a uma versão paga do Facebook e do Instagram sem publicidade? Segundo o que está a ser avançado pelo New York Times, isso está a ser considerado pela Meta, controladora das duas redes sociais… mas é algo que seria reservado para os utilizadores Europeus.
Não há informações sobre o preço potencial da versão paga do Facebook e Instagram ou quando ela estaria disponível para os utilizadores. No entanto, especifica-se que a versão gratuita das redes sociais continuaria relevante para quem a desejasse.
Porquê oferecer uma versão paga, especialmente porque seria reservada para a Europa? A Meta está a lutar contra a União Europeia e outros reguladores europeus por violações de privacidade nos seus serviços de rastreamento de anúncios e transferências de dados. A Comissão Irlandesa de Proteção de Dados infligido à Meta uma multa de 1,2 mil milhões de euros por transferir dados de utilizadores europeus para os Estados Unidos, que é uma clara violação do GDPR. Os Estados Unidos e a União Europeia assinaram em julho um acordo de transferência de dados que facilita as restrições às plataformas de redes sociais.
Chegará uma versão “premium” do Facebook e Instagram?
A Meta já oferece a opção de cancelar a publicidade direcionada na União Europeia e propôs ir mais longe e passar para uma opção de consentimento para todos na região. Por outro lado, a Meta ainda não oferece a sua nova rede social Threads nos países da União Europeia. Mais uma vez, trata-se aqui de uma questão de dados do utilizador e, mais precisamente, de respeito pelos mesmos. Isso está associado à Lei dos Mercados Digitais (DMA)
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.