Meta muda logótipo do Facebook: bem… mais ou menos

Meta muda logótipo do Facebook: bem… mais ou menos

21 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

O gigante da tecnologia, Meta, dona de algumas das redes sociais mais famosas do mercado, decidiu fazer algumas alterações no logótipo de um de seus serviços populares: o Facebook. Sabemos bem, é provavelmente a rede social que mais do que qualquer outra deu origem à proliferação de softwares semelhantes que atualmente monopolizam a Internet.

Ao longo do tempo a empresa fez diversas alterações no seu logótipo e, nas últimas horas, as últimas alterações realizadas foram partilhadas. Não espere convulsões, a Meta realmente mudou o logótipo do Facebook, mas provavelmente, se não tivéssemos falado nisso, provavelmente poucos teriam notado: o logótipo em questão é um dos mais reconhecíveis em circulação, mesmo por aqueles que talvez nunca tenha utilizado a rede social, é portanto mais do que compreensível que a Meta não quisesse distorcer algo que é imediatamente identificável pelos cerca de 2 mil milhões de utilizadores ativos diariamente.

A imagem que pode ver abaixo oferece-nos uma comparação entre o logótipo antigo e o novo, pois pode ver que as diferenças são mínimas e resumem-se essencialmente a uma maior presença da cor azul, bem como algumas mudanças no estilo da letra “f” quase impercetível.

Através de uma publicação no seu blog, a Meta faz a seguinte declaração sobre a mudança no Facebook:

A nossa intenção era criar um logótipo renovado para o Facebook que fosse mais ousado, mais elétrico e mais atemporal. Cada um dos novos refinamentos distintivos proporciona maior harmonia em todo o design como um elemento-chave da identidade da aplicação. Fizemos isso incorporando uma expressão mais segura da cor azul primária criada para ser mais acessível visualmente na nossa aplicação e fornecer um contraste mais forte para que o “f” se destaque.

Porém, o logótipo da popular rede social não é o único elemento que sofreu alterações estéticas, a marca nominativa do Facebook também recebeu uma atualização, justificada da seguinte forma pelo Meta:

Usando nossa fonte personalizada, Facebook Sans, redesenhamos a marca e o logótipo para criar um tratamento consistente e melhorar a legibilidade geral no Facebook. Semelhante às mudanças no símbolo do logótipo, esses refinamentos nos permitiram desenvolver o legado de nossa identidade e, ao mesmo tempo, criar uma relação mais forte entre a forma como a marca nominativa combina com o resto do tipo de letra.

Por fim, a empresa também fez algumas alterações no visual da sua aplicação, graças ao uso de uma nova paleta de cores ampliada capaz de evocar mais dimensionalidade e emoção.

O processo de renovação gráfica da plataforma, no entanto, parece estar apenas no início, a Meta de facto descreveu as mudanças efetuadas como “a primeira fase de um sistema de identidade renovado”.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.