Meta lança o BlenderBot 3: o seu mais avançado chatbot de sempre

Meta lança o BlenderBot 3: o seu mais avançado chatbot de sempre

7 Agosto, 2022 0 Por Sandro Sotto

Mais de cinco anos após o desastre da Microsoft com o Taye, o incidente continua a ser um forte lembrete de quão rapidamente a inteligência artificial pode ser corrompida após ser exposta à toxicidade da web, a Meta lança o BlenderBot 3.

O principal obstáculo com essa tecnologia é a sua própria aprendizagem. Os chatbots são treinados em ambientes muito ricos, mas isso limita os assuntos que eles podem discutir. E se lhe der a possibilidade de procurar informações na web, vai expor o mesmo aos excessos.

“Os pesquisadores não podem prever, ou simular, todos os cenários de conversação nas configurações. A inteligência artificial hoje está longe de oferecer sistemas verdadeiramente inteligentes que possam entender, interagir e conversar connosco como outros humanos. Para projectar modelos mais adaptáveis ​​aos nossos ambientes do mundo real, os chatbots precisam de aprender a partir de uma ampla variedade de perspectivas, com pessoas 'no mundo real'.” É o que se pode ler no blog da Meta onde anuncia a disponibilidade do BlenderBot 3.

A Meta trabalha no assunto desde o BlenderBot 1, que foi lançado em 2020. No ano seguinte, o BlenderBot 2 adquiriu alguma memória contextual e soube procurar informações adicionais na web sobre determinado assunto. O BlenderBot 3 vai ainda mais longe ao poder avaliar não apenas a relevância dos dados obtidos, mas também das pessoas com quem está a conversar.

Quando um utilizador recebe uma resposta insatisfatória do sistema, ele usa o feedback para aprender e evitar que o erro se repita. O sistema também usa o algoritmo Director, que primeiro gera uma resposta usando os dados aprendidos e, em seguida, confronta a resposta com um classificador para verificar se é uma resposta satisfatória o suficiente.

“A nossa demonstração pública e interactiva permite que o BlenderBot 3 aprenda com as suas interacções orgânicas com todos os tipos de pessoas”, escreve a equipa. “Encorajamos os adultos nos Estados Unidos a experimentar esta demonstração, ter conversas naturais sobre tópicos que os interessam e partilhar as suas respostas para ajudar na pesquisa”.

BlenderBot 3

BlenderBot 3 oficialmente anunciado pela Meta

O BlenderBot 3 também deve falar com mais naturalidade que o seu antecessor, graças principalmente ao seu modelo de linguagem OPT-175B, que é 60 vezes maior que o do BlenderBot 2.

“O BlenderBot 3 oferece uma melhoria geral de 31% nas tarefas de conversação, avaliadas por julgamentos humanos. […] Também é duas vezes mais confiável, sendo factualmente errado com 47% menos frequência. Comparado ao GPT3, em tópicos importantes, é mais actualizado 82% do tempo e mais preciso 76% do tempo.”

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.