Meta (Facebook) avança com o seu projeto de tradutor de voz universal

Meta (Facebook) avança com o seu projeto de tradutor de voz universal

21 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Meta, empresa controladora do Facebook, anunciou que desenvolveu um tradutor para Hokkien, cuja escrita não é padronizada. Este é um primeiro passo no projeto da gigante das redes sociais de projetar uma ferramenta de tradução automática de voz em tempo real para todos os idiomas.

"Essa tecnologia permite que pessoas que falam hokkien conversem com pessoas que falam inglês" , garante o grupo californiano numa afirmação. O programa informático ainda não está concluído, e nesta fase só consegue traduzir uma frase de cada vez, mas “é um primeiro passo para um futuro onde será possível a tradução simultânea de línguas”, refere a empresa.

A Meta explica que essa língua não possui um sistema de escrita padrão, como mais de 40% das aproximadamente 7.000 línguas vivas do mundo. No entanto, as atuais tecnologias de inteligência artificial dedicadas à tradução automática precisam de ingerir grandes quantidades de textos escritos para funcionar.

“Os pesquisadores de IA da Meta enfrentaram muitos obstáculos, desde recolher os dados, projetar o modelo e avaliar os resultados", diz o seu comunicado. Eles usaram o mandarim como língua intermediária, para estabelecer correspondências e depois fazer seu sistema traduzir diretamente oralmente, sem passar pela palavra escrita.

Meta utiliza a inteligência artificial para criar um tradutor universal

A Meta planeia usar o seu sistema de tradução Hokkien no seu futuro tradutor universal e disponibilizar esse código de computador para outros pesquisadores de IA.

"O objetivo do projeto Universal Speech Translator (UST) da Meta é ajudar a quebrar barreiras e reunir as pessoas onde quer que estejam, mesmo no metaverso", disse o comunicado.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.