Meta vai desafiar legislação Europeia que regulamenta o Messenger e o Marketplace
18 Novembro, 2023 0 Por Joel PintoA Meta revelou que irá contestar perante os tribunais europeus a aplicação de novas regras de concorrência da Comissão Europeia que visa a sua aplicação de mensagens, o Messenger, o o Marketplace.
Meta acredita que Messenger e Marketplace não são vilões
No início de setembro, a Comissão Europeia designou 22 plataformas principais sujeitas à Lei dos Mercados Digitais (DMA) de 6 de março, que estabelece novas regras, e mais rigorosas, para coibir práticas anticoncorrenciais. Essas plataformas pertencem a seis gigantes da tecnologia: Alphabet (Google), Amazon, Apple, Meta, Microsoft e ByteDance (TikTok).
Dentro do Meta, a lista inclui as redes sociais Instagram e Facebook, as aplicações de mensagens instantâneas WhatsApp e Messenger, o Facebook Marketplace, bem como serviços de publicidade online. Mas o grupo irá contestar este alcance perante o Tribunal Geral da União Europeia.
“Este recurso visa esclarecer pontos específicos de lei relativos às designações de Messenger e Marketplace no âmbito do DMA. Isso não altera nem diminui o nosso forte compromisso de cumprir o DMA, e continuaremos a trabalhar de forma construtiva com a Comissão Europeia para nos prepararmos para cumprir”, disse um porta-voz da Meta. Paralelamente a esta ação judicial, o grupo continuará a preparar-se para a conformidade do Messenger e do Marketplace.
A Meta planeia argumentar em tribunal que o Messenger é um recurso de chat do Facebook e não um serviço separado. Quanto ao Marketplace, não seria afetado, segundo a Meta, por se tratar de um serviço individual para indivíduos e que não permite que utilizadores profissionais cheguem aos utilizadores finais.
A DMA impõe aos intervenientes mais poderosos um colete de forças de obrigações e proibições a respeitar para promover a concorrência, sob pena de multas que podem atingir 20% do seu volume de negócios global em caso de reincidência.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.