Meta anuncia ter banido 1000 contas “ciber espião” do Facebook

Meta anuncia ter banido 1000 contas “ciber espião” do Facebook

17 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Quando falamos em privacidade, e se for pelos piores motivos, lá surge o nome do Facebook. A verdade é que a empresa há muito que tem sido acusada de pouco fazer para limitar a fuga de informações pessoas da sua rede social. No entanto, com a criação de uma nova “empresa mãe”, a Meta, tudo parece ter mudado.

Utilizando o seu blog oficial, a Meta anunciou ter banido sensivelmente 1000 contas de “ciber espião”, do Facebook, que estavam directamente associadas a indivíduos que trabalham para empresas especializadas em monitorização, e recolha, de informações para os governos e para empresas privadas.

Apesar da capacidade de resposta da Meta, o dano já foi feito, uma vez que nada menos que 50.000 utilizadores do Facebook foram espiados. Observe que esses utilizadores vêm de vários países, de mais de 100, e todos eles serão avisados ​​pela Meta sobre a tentativa de espionagem. A Meta, portanto, especifica ter apagado essas contas de utilizadores vinculados às empresas Cowebs, Black Cube, BelltroX, Cytrox, Cognyte ou mesmo Bluehawk CI, sem falar de uma empresa (não designada) da China que trabalha com ferramentas de reconhecimento facial. Essas ferramentas teriam sido utilizadas em particular pelas autoridades chinesas.

ciber espião

Meta encerra contas de ciber espião

A Meta finalmente deixou claro no seu comunicado de imprensa que o Grupo NSO (Pegasus) era apenas a face visível de um grande iceberg da vigilância online. E diga-se de passagem que isso não é muito reconfortante …

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.