Mercado de PCs entra em colapso... e a culpa é dos Chromebooks

Mercado de PCs entra em colapso... e a culpa é dos Chromebooks

2 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

A Gartner publicou aquelas que são as suas previsões de vendas de dispositivos de computação (PCs, tablets, smartphones) para todo o ano de 2022. E é bastante descendente, com um mercado de PCs em queda livre de -9,5% , e o mesmo é válido para os tablets (-9%) e smartphones (-7,1%).

Ranjit Atwal, analista sénior da Gartner, melhora esse quadro, que é ainda mais catastrófico, pois o ano de 2021 terminou com forte crescimento nas vendas de PCs (+11%) e vendas de smartphones (+5%). O analista explica assim que a queda nas vendas de PCs deve-se quase inteiramente… ao colapso nas vendas de Chromebooks (-30%), ao mesmo tempo que as vendas de Macs devem permanecer estáveis ​​e as vendas de computadores devem cair apenas -3%.

À priori é legítimo questionar por que o segmento dos computadores mais acessíveis também é o que mais cai a meio de uma crise inflacionária. A razão talvez seja bem simples: famílias com orçamentos modestos podem deixar de comprar certos tipos de produtos “não prioritários” durante a crise, independentemente do preço desse produto.

PCs

São esperadas menos vendas de PCs em 2022

Vamos esperar para ver como o mercado se vai comportar até ao final do ano de 2022, mas desconfio que não será muito diferente daquilo que é apresentado acima.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.