Mediatek trabalha num processador para IA generativa local

Mediatek trabalha num processador para IA generativa local

27 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

As Inteligências Artificiais generativas estão em ascensão, tanto em termos do seu desempenho como do âmbito alargado das suas aplicações (texto, imagem, vídeo). Não sobrou nenhum peso-pesado da tecnologia que não esteja a trabalhar em IA generativa ou que ainda não tenha trazido tal IA ao mercado.

Esses modelos generativos superpoderosos requerem uma ligação online, com o algoritmo de IA a aceder a uma enorme base de dados para produzir os seus resultados.

A MediaTek está a colaborar com a Meta para desenvolver uma nova geração de processadores capazes de executar IA generativa avançada localmente, diretamente dos recursos do processador do smartphone. O objetivo principal será projetar um chip capaz de executar o modelo de linguagem Llama 2 da Meta sem aceder a qualquer base de dados externa.

Este ambicioso projeto estaria bastante avançado já que a MediaTek anuncia que a sua próxima geração de processador Dimensity, provavelmente o Dimensity 9300, terá desempenho suficiente para executar uma IA generativa localmente.

Mediatek quer dar o próximo passo na Inteligência Artificial generativa

Se os rumores forem verdadeiros, o Dimensity 9300 incorporaria os CPUs Cortex-X4 e A720 da ARM, bem como um GPU Immortalis-G720, um dispositivo que provavelmente suportará minha sofisticada carga de IA. A MediaTek deve revelar em breve a sua nova joia: a Qualcomm também já anunciou a sua intenção de produzir um chip adequado para IA generativa.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.