MediaTek Dimensity: os SoCs 5G de próxima geração da Mediatek

MediaTek Dimensity: os SoCs 5G de próxima geração da Mediatek

27 Novembro, 2019 0 Por Sandro Sotto

A MediaTek quer ser parte muito influente na área 5G, aparentemente na linha de frente, e para isso, a empresa anunciou uma cooperação com a Intel. Na estrutura deles, poderá instalar modems 5G em PCs ou notebooks. Claro que também tem o segmento móvel em mente. Assim, a MediaTek também apresentou a sua série Dimensity. Estes devem ser SoCs com funcionalidade 5G. O primeiro modelo concreto é o Dimensity 1000.

Mediatek Dimensity 1000 é um novo SOC 5G

Este processador possui um modem 5G integrado e é produzido usando um processo de 7 manómetros. Ele também suporta 5G com agregação de duas operadoras (2CC CA). Segundo a MediaTek, o downlink de 4,7 Gbps e o uplink de 2,5 Gbps em redes sub-6 GHz são possíveis com as ligações correspondentes ao Dimensity 1000. Aqui, o chip suporta redes autónomas e não autônomas (SA / NSA). Além disso, há suporte multimodo para ligações móveis em todas as gerações, a partir de 2G.

É claro que o MediaTek Dimensity 1000 deve oferecer o mais recente e, portanto, também suporta Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1+. A MediaTek também quer oferecer maior eficiência energética do que a concorrência, mas é claro que devemos ter de esperar para verificar isso na prática. A MediaTek também anuncia o SoC como o "primeiro no mundo com dual SIM 5G" para dois cartões SIM com suporte para 5G.

O núcleo do chip é baseado em quatro núcleos ARM Cortex-A77 de até 2,6 GHz, combinados com quatro núcleos ARM Cortex-A55 de economia de energia de até 2 GHz. O desempenho gráfico é garantido pelo GPU ARM Mali-G77. Além disso, a MediaTek construiu o Dimensity 1000, um novo coprocessador de IA (APU 3.0) com um fabricante que mais que dobrou o desempenho em comparação com o predecessor. Isso é chamado de desempenho de 4,5 TOPS.

O SoC integra um processador de processamento de imagem de cinco núcleos (ISP) para suportar câmaras de até 80 megapixeis e todo o tipo de configurações de várias câmaras. Então, é claro, o suporte à IA ou o coprocessador iniciam e ajudam automaticamente com fotos e vídeos. Se observar o ecrã não apenas na resolução, mas também na taxa de actualização: Ecrãs com Full HD + e até 120 Hz ou 2K + com até 90Hz possível.

A MediaTek afirma que o Dimensity 1000 é o primeiro SoC para dispositivos móveis a suportar o formato de compactação AV1 a 4K e 60 fps. No futuro, pode ser relevante para o streaming de jogos. Mas é claro que isso leva à pergunta: quando os primeiros smartphones com os chips da série MediaTek Dimensity chegarão ao mercado? Segundo o fabricante, podemos nos preparar para o primeiro trimestre de 2020. Para o MWC 2020 em Barcelona, ​​certamente haverá alguns modelos para ver. Parceiro concreto chamado MediaTek, mas ainda não.

 

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.