MediaTek atinge um marco histórico para a empresa

MediaTek atinge um marco histórico para a empresa

3 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

Longe da ribalta, a Mediatek tem sido empurrada para segundo plano quando falamos de Chips para smartphones. Chips como os Snapdragon, Exynos e Kirin têm dominado o mercado, mas com o surgimento da linha Dimensity, a Mediatek parece ter ganho uma nova vida. Finalmente a empresa conseguiu construiu uma série de Chips que contam com uma excelente relação de qualidade e preço... e já com suporte para as redes 5G.

Agora, e pela primeira vez na sua história, a Mediatek assumiu a liderança do mercado de Chips para smartphones. Segundo os últimos números revelados, a MediaTek vendeu cerca de 351,8 milhões de chips aos seus parceiros, durante todo o ano de 2020. Em 2019, a fabricante “apenas” conseguiu vender 238 milhões de unidades. Portanto, houve um crescimento de 47,8%. As quotas de mercado cresceram de 17,2% (2019) para espantosos 27,2% (2020). É a primeira vez que a MediaTek agora possui uma participação de mercado maior do que aquela que é possuída pela Qualcomm e, portanto, tornou-se efectivamente o líder de mercado.

Dimensity Mediatek

Mediatek assume a liderança do mercado de Chips para smartphones

A grande responsável por isso parece ter sido a Xiaomi. No ano passado, a empresa chinesa vendeu cerca de 63,7 milhões de smartphones com chips da MediaTek. Em 2019, apenas vendeu 19,7 milhões de unidades. No entanto, a Samsung também é um cliente importante, já que vendeu cerca de 43,3 milhões de smartphones com os chips deste parceiro, durante o ano de 2020. O crescimento aqui é particularmente grande, pois foi de 254,4% em relação ao ano anterior.

No entanto, o seu segundo maior cliente é a OPPO, que vendeu 55,3 milhões de smartphones com os SoCs da empresa, durante o ano de 2020.