Mark Zuckerberg continua à procura de polémicas

Mark Zuckerberg continua à procura de polémicas

26 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Se as informações disponibilizadas pelo New York Times estiverem certas, então parece que Mark Zuckerberg quer interligar o Facebook Messenger, Instagram e o WhatsApp. O objectivo dessa interligação é coordenar a infraestrutura técnica para unir os serviços de inteligência das três plataformas. Numa altura em que a empresa está envolvida em diversos escândalos sobre as falhas de privacidade na plataforma do Facebook, é mais que certo que este vai ser um assunto muito polémico.

De qualquer forma, o escritório antitruste está actualmente a agir contra a rede social na Europa, e muito por causa da recolha de dados. Uma união entre as três grandes plataformas, certamente deve causar ainda mais problemas. De qualquer forma, milhões de utilizadores utilizam essas três plataformas, que em termos práticos têm a mesma base, a mesma gestão e a mesma politica de privacidade… ou pelo menos assim deveria ser.

presidência do Facebook

Actualmente, o plano é concluir esse projecto até ao final de 2019, ou no início de 2020. Boas notícias: Tanto o WhatsApp como o Instagram e as mensagens do Facebook Messenger são disponibilizados com criptografia de ponta a ponta. Atualmente isso só se aplica ao WhatsApp. Com essa integração, por exemplo, o utilizador pode enviar uma mensagem diretamente para um contato do WhatsApp via Facebook Messenger. O objetivo dessa ligação mais próxima das plataformas e dos serviços de mensagens é, aparentemente, aumentar ainda mais o número de concorrentes como Apple e Google.

O próprio Facebook não confirmou directamente esses planos, mas também não os negou. Uma declaração afirma: “Estamos a trabalhar para fornecer mais dos nossos produtos com criptografia de ponta a ponta. Também estamos a considerar novas formas de facilitar o contacto com amigos e familiares em toda a rede.” Ao mesmo tempo, esta estratégia marca uma enorme mudança de paradigma. Anteriormente, o Facebook sempre enfatizava que eles queriam deixar o Instagram e o WhatsApp como produtos autónomos.

Como o WhatsApp e o Instagram crescem de forma mais rápida que o próprio Facebook, ele provavelmente foi repensado. Segundo as mesmas fontes, Zuckerberg acredita que todas as aplicações ou plataformas beneficiarão de uma rede mais próxima. Esses planos também são a razão pela qual os fundadores do Instagram e do WhatsApp deixaram a empresa.

Obviamente, o Facebook espera que com esta nova estratégia, consiga gerar uma maior receita.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.