Manchester United processa a SEGA por causa do Football Manager

Manchester United processa a SEGA por causa do Football Manager

23 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

Todos nós sabemos que a industria do futebol é milionária. Os clubes de futebol movimentam milhões de euros por ano, e para isso necessitam de receitas. Receitas essas que nos últimos 2 meses estão no zero ou muito perto disso. Depois, dentro da industria, temos campeonatos que movimentam muito mais dinheiro que outros, e garantidamente um dos que mais movimenta dinheiro é o campeonato Inglês.

Agora, novas informações dão conta de que o Manchester United está a processar os criadores a Sega, um dos responsáveis pela série Football Manager, por supostamente estes violarem a sua marca registada, usando o nome do clube "extensivamente durante todo o jogo".

O Manchester United é um dos maiores clubes da Premier League, e parece neste momento de crise estar particularmente sensível com essa causa, como tal solicitou à Premier League para processar a Sega, e a Sports Interactive, por uso não autorizado do nome da equipa no Football Manager. O problema viria do facto do jogo "beneficiar de uma associação com a cultura de vitória do clube e os valores da marca", sem ter que pagar um único centavo.

Manchester United

Manchester United contra o uso do seu nome, e símbolo, no Football Manager

Segundo o The Guardian, que aborda o caso, a organização alega que a "Sega e a Sports Interactive violaram a marca registada já que não usaram o logótipo oficial do Manchester United no jogo". E sim, leu bem, o jogo usa um logótipo muito semelhante ao da equipa, não o origina, e isso está errado, já que "os consumidores esperam ver o logótipo do clube ao lado do nome Manchester United ... e não fazer isso constitui uso indevido da marca.

A editora respondeu afirmando que o nome da equipa e os logótipos associados estão a ser usados ​​desde 1992 sem nunca ser um problema, e que essa decisão da Premier League não passaria de um tentativa "de impedir a concorrência legítima na indústria de videojogos, impedindo que terceiros sem licença usem o nome da equipa de futebol do Manchester United em tais títulos".

A mim parece-me ser uma clara tentativa de tentarem obter alguma receita junto da Sega. A verdade é que em sua defesa escrita à reivindicação do United, a Sega respondeu:

"O requerente concordou, em tempos, com o uso pelos réus do nome da equipa de futebol do Manchester United no jogo do Football Manager, e agora não pode mais reclamar desse uso".

Entretanto o processo segue para tribunal, como tal, em breve teremos mais novidades.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.