Malwarebytes chega à versão 4.0 e com muitas novidades

Malwarebytes chega à versão 4.0 e com muitas novidades

6 Novembro, 2019 0 Por Joel Pinto

A equipa por trás do Malwarebytes lançou a versão 4.0 do seu principal produto antivírus e, com ele, vem um novo mecanismo de verificação, uma nova interface de utilizador, estatísticas de ameaças e muito mais.

De momento, o Malwarebytes 3.x não está a ser automaticamente actualizado para o Malwarebytes 4.0, pelo que se quiser usar a nova versão, terá de a descarregar, e instalar a mesma manualmente.

Malwarebytes 4.0 disponibilizado para o Windows 10

Um dos pontos de maior destaque é a sua nova interface de utilizador. Com o Malwarebytes 4.0, as secções principais que consistem nas configurações de quarentena, scanner e protecção em tempo real estão em destaque no menu principal.
Clicar numa dessas secções fará com que uma sobreposição de menu desdobrável apareça onde pode alterar as configurações, verificar a quarentena ou executar uma verificação. De todas as secções, o ecrã Protecção em tempo real foi a que mais mudou. Nestas secções, os utilizadores podem gerir facilmente as diferentes protecções, mas também ver estatísticas dos sites maliciosos, ransomware, explorações ou malware e PUPs que o Malwaerbytes 4.0 impediu.

Malwarebytes 4.0

Alem disso, o Malwarebytes 4.0 vem com um novo mecanismo de verificação chamado “Katana”, que inclui os seguintes recursos:

  • Detecção melhorada do zero hour – identifica novas ameaças à medida que surgem e antes que possam causar estragos no seu dispositivo
  • Detecção de malware expandida – bloqueia ainda mais malware para protecção melhorada
  • Detecção comportamental sem assinatura – identifica as variantes mais recentes de famílias de malware perigosas que tentam escapar de assinaturas tradicionais através de empacotamento, ofuscação e criptografia em tempo de execução, oferecendo protecção instantânea contra novas ameaças que o AV tradicional tem dificuldade em detectar

Com esta versão, o Malwarebytes considera-se um verdadeiro substituto do antivírus, e agora regista-se nas configurações de segurança do Windows como a principal solução antivírus no computador. Isso facilita a gestão no Windows e permite que o Windows 10 o avise, se o recurso de protecção em tempo real estiver desabilitado.

No entanto, nem tudo são boas noticias, já que com esta nova versão, a aplicação deixa de ser compativel com o Windows XP e com o Windows Vista. Os utilizadores com esse sistema operativo deverão manter-se com a versão 3.X da suite.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.