Atenção: Malware Joker está de volta à Play Store

Atenção: Malware Joker está de volta à Play Store

24 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

Lembra-se de no início de Setembro eu ter informado que alguns especialistas em segurança tinham descoberto a presença do malware Joker em 24 aplicações disponíveis na Google Play Store? Na ocasião expliquei que os pesquisadores tinham denunciado o mesmo à Google, que esta por sua vez removeu rapidamente as aplicações que subornavam a sua loja. Infelizmente, o Joker está de volta à Play Store.

Malware Joker está de volta à Play Store

Os pesquisadores de segurança cibernética do Pradeo Lab voltaram a verificar o malware no código da aplicação App Lock. Esta aplicação faz-se passar por um cofre virtual para bloquear o acesso a determinados dados com um código. Desde que chegou à Play Store, em Setembro, a aplicação já foi descarregada para mais de 10.000 dispositivos Android.

Depois de se infiltrar no seu smartphone, o malware Joker assinará, sem o seu conhecimento, serviços online pagos. O malware intercepta o SMS de confirmação recebido para que as suas vítimas não suspeitem de nada. Segundo o CSIS, os utilizadores pagam vários euros por semana por serviços desnecessários. No processo, o software malicioso leva todos os seus SMS e contactos para serem transferidos para servidores remotos.

Malware Joker

Como da ultima vez, a Google baniu prontamente a aplicação fraudulenta de sua Play Store. Se já instalou a aplicação, recomendamos que a remova de imediato. Depois verifique se há discrepâncias no extracto do seu cartão de crédito. A Pradeo Lab afirma que o código do Joker é muito difícil de identificar. O malware ainda se pode esconder em outras aplicações Android aparentemente inofensivas.

 

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.