Magic Editor: Google ultrapassa todos os limites da edição de fotos
7 Outubro, 2023A Google avança no mercado de smartphones há anos, oferecendo Pixels equipados com inúmeros algoritmos. A gigante americana tornou-o uma especialidade, a ponto de se colocar entre as referências sem necessariamente integrar os sensores mais exclusivos do momento. O novos Pixel 8 e o Pixel 8 Pro são os dignos herdeiros dessa tradição, destacando em grande parte as suas capacidades fotográficas. Acima de tudo, chegam a um período crucial, marcado por um entusiasmo sem precedentes pela inteligência artificial.
Ainda muito presente nos dispositivos Google, atinge um novo marco. Ele aparece de várias formas no Pixel 8 e Pixel 8 Pro, incluindo o Magic Editor. O recurso já havia sido mencionado durante o Google I/O e em alguns rumores. O lançamento dos novos Pixel é uma oportunidade de regressar a esta ferramenta que quer transformar completamente as suas fotos.
Depois de impressionar com a borracha mágica, a Google quer ir muito mais longe. O Magic Editor utiliza IA para editar qualquer imagem e lembra ferramentas como o DALL-E. Acontece diretamente no Google Fotos e permite redimensionar ou reposicionar os elementos de uma imagem. Torna-se ainda possível alterar o céu de uma imagem ou integrar elementos que não estão na foto original. Em última análise, o único limite passa a ser a imaginação do utilizador.. que corre o risco de tornar a foto muito irrealista.
O Google mostrou vários exemplos para destacar o potencial deste novo Magic Editor. E se faltar inspiração, existem até predefinições que pode ativar facilmente para transformar completamente a sua imagem. O único ponto negativo para os fãs de imagens geradas por IA é que não é possível retocar a sua foto utilizando texto descritivo. O Magic Editor continua a ser uma ferramenta de edição de fotos integrada a uma Galeria. Terá que confiar nas suas sugestões que levarão em consideração a iluminação e o fundo.
Os utilizadores podem então escolher entre vários resultados. No entanto, a Google especifica que Magic Editor é uma função nova e que ainda é possível conter algumas falhas. Não há dúvida de que a ferramenta irá progredir ao longo das próximas semanas.
Magic Editor coloca um fim às fotos de grupo fracassadas
O outro recurso de edição de fotos com tecnologia de IA do Pixel 8 é chamado de Best Take. Este último combina várias fotos para gerar a melhor foto de grupo. “Best Take usa as fotos que tirou para obter a foto que pensou ter tirado”, afirma a Google para apresentar esta funcionalidade.
O recurso utiliza um algoritmo na câmara para criar uma imagem mesclada a partir de uma série de fotos com o objetivo de obter a melhor aparência de cada uma. Simples na aparência, a função acaba por ser bastante impressionante.
Por enquanto, a Google especifica que esses recursos dizem respeito apenas ao novo Pixel 8. Esses dois smartphones também vão beneficiar do Audio Magic Eraser para reduzir facilmente sons irritantes num vídeo. O Pixel 8 Pro também utilizará o poder do Tensor G3 e dos data centers da Google para aceder ao Video Boost. A funcionalidade aplicará processamento aos vídeos para ajustar cores, iluminação, estabilização e até granulação. Também fornecerá acesso ao Night Sight Video, para vídeos de melhor qualidade com pouca luz.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.