Versões antigas do macOS deixam de ter acesso à Apple Store

Versões antigas do macOS deixam de ter acesso à Apple Store

17 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

A Apple vende a maioria dos seus produtos através da Apple Store, incluindo a na plataforma online. Recentemente, a loja deixou de ser acessível através do Safari com uma versão antiga do macOS.

A Apple parece ter mudado os pré-requisitos para aceder à sua Apple Online Store. As versões antigas do Safari e do macOS já não podem aceder à mesma. Os utilizadores agora são presenteados com uma mensagem de erro desagradável, a informar que estão a usar uma "versão do navegador não suportada".

Foi o pessoal do Mac Otakara quem primeiro evocou essa descoberta. Vários utilizadores mencionaram ter que ter o OS X 10.10.5 Yosemite ou posterior e o Safari 10.1.2 ou posterior para aceder à Apple Online Stroe. Isso também significa que, se por algum motivo tiver uma versão mais antiga do Yosemite, não poderá aceder à mesma.

E se estava a questionar-se se é possível contornar esta limitação através de um navegador de terceiros, parece que é impossível também porque as versões compatíveis do Chrome e do Firefox também são obsoletas. Portanto, será necessário fazer upgrade para uma versão mais recente do macOS, como o macOS 10.14 Mojave. Difícil entender porque é que a Apple fez essas mudanças. Segundo o pessoal do AppleInsider, isso pode ser para garantir o processo de compra, tanto quanto possível.

Ao forçar para um navegador mais novo, a Apple limita o risco de violações de segurança e outros roubos de dados pessoais. Pelo menos quando navega no seu site. Ainda assim, tudo isso é bastante irónico. Alguns clientes com uma máquina antiga podem apenas querer comprar algo novo no site da Apple... e afinal descobrem que com a sua máquina, não podem, que é ridículo.

A Apple tem mudado muito a sua estratégia, e parece que nos últimos meses tem feito uma campanha que visa "obrigar" os utilizador a substituir os seus dispositivos antigos, que é lamentável.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.