MacIPTV: Operador pirata de IPTV condenado com pesada multa

MacIPTV: Operador pirata de IPTV condenado com pesada multa

12 Fevereiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Dono do MacIPTV condenado a pagar mais de 205 mil euros de indemnização aos detentores dos direitos

Em 2019, o dono do serviço pirata da IPTV MacIPTV, foi condenada a uma multa muito pesada depois de ter sido apanhado pelas autoridades. Este serviço de IPTV operava preferencialmente na Suécia, e o dono do serviço, um jovem de 21 anos, fornecia cerca de 3000 clientes antes de ser detido.

Depois de queixas das produtoras SF Studios e Nordisk Film, em Setembro de 2019, o grupo antipirataria local, o Rights Alliance, denunciou uma das muitas entidades envolvidas no fornecimento de assinaturas de IPTV pirata à polícia. Segundo os mesmos, além de outros conteúdos, o MacIPTV disponibilizou cerca de 24 filmes das empresas suecas sem a sua autorização, incluindo ‘Borg v McEnroe’ e Becoming Astrid.

Uma investigação policial descobriu que esses dois filmes haviam sido removidos do serviço, mas com 22 ainda disponíveis, e foi determinado que uma acusação era justificada.

MacIPTV

A investigação então concluiu que o MacIPTV forneceu contas de IPTV a cerca de 3.000 utilizadores durante um período de 13 meses, para os quais foram recebidos pagamentos de SEK 2,8 milhões (US$ 306.000) via PayPal e bitcoin. Durante a busca, a polícia encontrou uma carteira de bitcoin com 18 bitcoins, no valor de US$ 766.584 nas taxas de câmbio de hoje. No entanto, ainda antes do interrogatório final do suspeito, descobriu-se que a carteira havia sido esvaziada.

Agora, o tribunal decidiu que o homem era culpado de violação de direitos de autor e também o condenou por crimes agravados de contabilidade. Ele foi assim condenado a 140 horas de serviço comunitário e condenado a pagar uma indemnização de SEK 2,1 milhões, que são cerca de 205 mil euros aos detentores dos direitos.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.