Lisboa tem novos autocarros eléctricos

Lisboa tem novos autocarros eléctricos

12 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

Os novos autocarros eléctricos da Carris começaram ontem a circular na carreira 706, em Lisboa, mais precisamente entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré.

Carris apresenta novos autocarros eléctricos

A 706 será assim a primeira carreira da CARRIS com autocarros eléctricos. É mais um passo importante da empresa na renovação da sua frota e no caminho para a total descarbonização até 2040. A CARRIS promove a mobilidade sustentável e tem como missão oferecer um serviço de transporte de qualidade na cidade de Lisboa. Está a ser feita uma forte aposta no maior conforto destes equipamentos, preservando a qualidade do ar e do ambiente.

Estes autocarros standard 100% eléctricos, da fabricante nacional Caetano Bus, têm 12 metros de comprimento e capacidade para 71 passageiros (34 lugares sentados, 36 de pé e 1 de Mobilidade Reduzida – rampa eléctrica).

São viaturas que apresentam zero emissões de poluentes atmosféricos, equipadas com baterias de última geração e extremamente silenciosos. Cada quilómetro percorrido com os novos autocarros eléctricos evita a emissão de 1,5kg de CO2. Os novos autocarros eléctricos apresentam ainda uma redução significativa em termos de custos de energia e manutenção.

Carris

Estes veículos têm uma autonomia de 170 quilómetros e o seu tempo médio de carregamento é de 5 horas.

Ontem, a equipa do “Café da Manhã” da RFM fez a sua emissão a bordo da carreira 706, para inaugurar os autocarros eléctricos da CARRIS. Entre as 7h e as 10 horas circularam entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia, partilhando a viagem com os passageiros.

A apresentação oficial aos media foi feita na Estação da Pontinha seguida de uma viagem pela carreira, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Paulo Saraiva, e do Vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.