Linux Mint 20 Ulyana está finalmente disponível para download

Linux Mint 20 Ulyana está finalmente disponível para download

29 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

A versão estável do Linux Mint, a versão 20 com o nome de código Ulyana, já está disponível para download e, como esperado, o lançamento inclui as imagens ISO típicas do Xfce, MATE e Cinnamon.

Trata-se de uma versão de suporte de longo prazo, portanto, receberá suporte até 2025. E nem é preciso dizer que ele vem com muitas melhorias, que incluem o firmware linux 1.187 e o kernel Linux 5.4.

Mas o que está a ser descrito como "a estrela do programa" nesta versão é o Warpinator, uma aplicação que permite a partilha de ficheiros numa rede, e que é descrito como um sucessor moderno do Giver. Originalmente implementado no Linux Mint 6, o Giver era uma aplicação que simplificava bastante a partilha de ficheiros entre computadores, pois permitia aos utilizadores enviar, e receber, ficheiros com apenas um arrastar e soltar e sem a necessidade de software ou configurações adicionais.

“Warpinator é uma reimplementação do Giver. A configuração do servidor (FTP, NFS, Samba) é um exagero para transferências casuais de ficheiros entre dois computadores. É uma pena termos de usar medias externas (serviços de Internet, pen drives, HDs externos) apenas para partilhar ficheiros quando houver uma rede local que possa ser usada para isso”, explica a equipa do Linux.

Já pode fazer o download do Linux Mint 20 Ulyana

Esta nova versão também oferece suporte melhorada para o NVIDIA Optimus e um perfil NVIDIA ON-Demand. A secção da bandeja do sistema recebeu melhoramentos adicionais nas três versões do Linux Mint, pois a equipa de desenvolvimento concentrou-se em harmonizar toda a experiência, e em fornecer aos utilizadores ícones mais directos.

O Gdebi recebeu uma nova interface de utilizador, o Apturl retornou ao Synaptic para o Aptdaemon, enquanto o Snapd está desactivado por padrão, com pacotes APT não autorizados a instalá-lo.

Como em todas as novas versões, o Linux Mint 20 também possui melhoramentos visuais, para que obtenha novos papéis de parede e melhorias adicionais aqui e ali, incluindo um ecrã de boas-vindas melhorado e novos ícones de pastas.

Se estiver interessando em descarregar, e usar, este sistema operativo gratuito, basta aceder aqui.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.