Linux kernel 5.3 foi oficialmente lançado

Linux kernel 5.3 foi oficialmente lançado

17 Setembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Depois de dois meses em desenvolvimento e oito versões Release Candidate, finalmente foi lançada o Linux kernel 5.3, que chega com algumas adições interessantes para melhorar o suporte ao hardware, mas também o desempenho geral. O Linux kernel 5.3 teve um Release Candidate extra por causa da agenda de viagens de Linus Torvalds, mas também veio com algumas correcções importantes, e necessárias.

“Mesmo que o motivo dessa semana extra tenha sido a minha agenda de viagens e não quaisquer problemas pendentes, acabamos por receber algumas boas correcções, incluindo algumas por algum mau comportamento do Btrfs. Sim, também há algum ruído desnecessário (como o correcções ortográficas), mas também tivemos várias reverências de última hora por coisas que causaram problemas “, disse Linus Torvalds.

Aqui está o que há de novo no kernel 5.3

Os destaques da série de Linux kernel 5.3 incluem suporte para o Intel Speed ​​Select para facilitar o ajuste de energia em determinados servidores Xeon, suporte para placas gráficas AMD Radeon Navi, como o AMD Radeon RX5700, no driver AMD GPU, suporte para processadores Zhaoxin x86, bem como suporte para o mecanismo de fixação de utilização em CPUs com potência assimétrica.

O kernel 5.3 do Linux também apresenta uma nova chamada de sistema pidfd_open (2) que promete ajudar os gestores de serviço a lidar com problemas de reutilização de PID, suporte para as instruções umwait x86 para um espaço de utilizador mais eficiente em termos de energia, suporte para o hipervisor incorporado e leve do ACRN e suporte por 16 milhões de novos endereços IPv4 no intervalo 0.0.0.0/8.

Obviamente, também existem inúmeros drivers novos e actualizados incluídos na série do kernel Linux 5.3, que pode descarregar aqui. No entanto, note que actualmente esse é um kernel “mainline”, que ainda não deve ser usado em ambientes de produção.

O kernel 5.3 será declarado estável muito em breve.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.