Linux 5.0 com uma nova geração do Kernel

Linux 5.0 com uma nova geração do Kernel

6 Março, 2019 0 Por Sandro Sotto

Com o Linux 5.0 também foi lançado uma nova geração do kernel de código aberto. Mas quem pensa que esta versão deu um grande salto e tem muita relevância, vai ficar desapontado: um dos responsáveis pelo kernel, Linus Torvalds, falou sobre uma progressão simplesmente do kernel, se comparado com a versão anterior, a versão 4.20.

No entanto, é claro que o Linux 5.0 traz de volta algumas melhorias relevantes. Por exemplo, o Energy Aware Scheduling (EAS) foi oficialmente adicionado ao kernel, e isso é destinado à partilha de carga em smartphones com o big.Little build da ARM, com normalmente vários núcleos de alta qualidade e alguns núcleos de baixa potência. O EAS promete não apenas um consumo reduzido de energia, mas também um melhor desempenho. No mundo do Android, apenas alguns smartphones usam o EAS, especialmente os da própria Google.

O Linux 5.0 promete melhorias no desempenho na área de rede, especificamente, o envio de pacotes UDP e o uso do Express Data Path (XDP) foram acelerados. Outras melhorias incluem suporte para o novo algoritmo de criptografia Adiantum, da Google. Isso também deve permitir que dispositivos Android de baixo custo usem criptografia de disco. Há também uma nova fonte de consola de texto que funciona melhor com ecrãs de densidade de pixeis mais altas.

O Linux 5.0 está na forma de código-fonte para download e deve ser incluído em breve nas versões de desenvolvimento de várias distribuições.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.