Linus Tech Tips: Um dos mais famosos canais do Youtube foi suspenso

Linus Tech Tips: Um dos mais famosos canais do Youtube foi suspenso

24 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Linus Tech Tips, um famoso canal do YouTube relacionado à tecnologia, foi ontem hackeado. Os seus 15 milhões de assinantes foram presenteados com um golpe que envolve criptomoedas e Elon Musk.

O canal do YouTube mudou repentinamente, com os assinantes a perceber que vídeos antigos, ou vídeos que deveriam ser privados, apareciam nas suas assinaturas, antes que o canal tivesse sido renomeado para “LinusTechTipsTemp” e depois “Tesla” e começasse a transmitir vídeos em direto sobre Elon Musk e Bitcoin. Esses vídeos geralmente induzem os utilizadores a enviar criptomoedas, ou revelar os detalhes da sua carteira digital.

À luz da situação, o YouTube suspendeu o canal Linus Tech Tips, removendo os golpes de criptomoeda e o conteúdo do canal.

Linus Sebastian, o gestor do Linus Tech Tips, reagiu ao hack:

Obrigado a todos pelas vossas preocupações. Ainda estamos em modo de recuperação e a trabalhar com o YouTube para recuperar tudo. Esperamos ter um vídeo (ou pelo menos detalhes durante o WAN Show) para partilhar com todos vós o mais rápido possível, mas queremos garantir que os detalhes estejam corretos, pois canais menores podem contar com a nossa experiência para ajudá-los a fortalecer as suas próprias seguranças.

Acontece que o hack também afetou o Techquickie e o TechLinked, dois canais do YouTube pertencentes ao Linus Media Group. Eles também estão suspensos… pelo menos por enquanto.

Este não é o único hack notável. Artistas musicais como Lil Nas X, Drake e Taylor Swift foram vítimas de um hack semelhante. Em 2021, a Google explicou que violações desse tipo originaram-se de ataques de phishing. Não está claro exatamente o que aconteceu no caso do Linus Tech Tips, mas o estrago já foi feito e, dada a disseminação desses ataques, é surpreendente que o YouTube não forneça mais ferramentas para proteger os seus utilizadores e os criadores de conteúdo.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.