LibreOffice 7.0 já está disponível gratuitamente para Windows, Linux e macOS

LibreOffice 7.0 já está disponível gratuitamente para Windows, Linux e macOS

6 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Há muito tempo que a The Document Foundation fornece aquela que é provavelmente a melhor alternativa gratuita à suite da Microsoft, o Microsoft Office, e agora lançou uma nova versão que chega sob a forma de LibreOffice 7.0. Essa nova versão chega com muitas mudanças, alterações, e melhor de tudo, a compatibilidade com os documentos da Microsoft estão melhor do que nunca.

No entanto, e graças à aceleração baseada na GPU Vulkan, chegam melhorias de desempenho, e isso surge após uma mudança do código do Cairo para a Biblioteca Skia da Google. Para os fãs de mudanças estéticas, há um novo visual no tema do ícone Sukapura, que é o tema padrão para os utilizadores do macOS. Mas estas são apenas algumas das mudanças nesta grande actualização.

Quase todos os componentes da suite foram actualizados, começando com o Writer, o processador de texto. Nele encontrará melhoramento para os Navegadores para facilitar a navegação em documentos grandes e agora existe a opção de exibir marcadores em linha no texto. Também há suporte para texto semitransparente, melhores aspas e apóstrofes, e quando cria listas numeradas, agora há preenchimento para melhor essa consistência.

O Calc inclui várias novas funções para geração de números aleatórios não voláteis, além de fácil acesso à soma automática através de um novo atalho de teclado.

LibreOffice 7.0 já está disponível para download

Nas ferramentas de apresentação e gráficos, Impress e Draw, há menos alterações, mas agora é possível gerar PDFs muito maiores. O suporte a texto semi-transparente também pode ser encontrado aqui.

Outras mudanças incluem a chegada do suporte ao ODF 1.3, trazendo alterações importantes ao formato de ficheiro nativo do LibreOffice. Também existem novas formas e efeitos.

O LibreOffice 7.0 está disponível para Windows, Linux e macOS, e como sempre pode descarregar o mesmo, gratuitamente, aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.