LibreOffice 6.2 é agora oficial com uma nova interface

LibreOffice 6.2 é agora oficial com uma nova interface

9 Fevereiro, 2019 0 Por Joel Pinto

O LibreOffice continua a ser uma das melhores alternativas à suite de aplicações office, da Microsoft. A sua grande vantagem? É gratuita e compatível com a maioria dos documentos da plataforma da Microsoft. Agora a Document Foundation oficializou o LibreOffice 6.2, que chega com algumas novidades interessantes. A mais interessante de todas é a nova a interface do NotebookBar que deixou de ser experimental e agora representa uma nova visão recomendada. Se não gostar da mesma, poderá continuar a usar a interface clássica. Também permanece a configuração padrão (por enquanto). O LibreOffice 6.2 agora está disponível para Windows, Linux e macOS.

A interface do NotebookBar já tinha sido lançada como uma experiência no LibreOffice 5.3. Consequentemente, ele reteve o status opcional e teve que ser activado apenas nos recursos experimentais. Também na nova interface estão as barras de ferramentas e os menus habituais disponíveis. Além disso, a nova barra com o NotebookBar oferece opções adicionais. Pode usá-los com guias, simplesmente agrupados ou agrupados por contexto. Mais sobre isso é explicado no vídeo a seguir:

Se desejar, pode ativar a nova interface através de "View", depois o item "User interface" e depois "In tabs". Posteriormente, a nova interface aparece, e altera a navegação em diferentes guias mas que são de facil costume, e por isso, para muitos, talvez também seja bem-vinda.

Nos bastidores, o sistema de ajuda também foi melhorado. Assim, a pesquisa pelos respectivos termos começa enquanto ainda digita o tópico que está a procurar. Além disso, o rastreamento de alterações num documento agora deve ser muito mais rápido, especialmente para documentos grandes. Além disso, os desenvolvedores nos menus de contexto limparam um pouco, os ícones foram revistos ​​e agora é possível inserir dados de uma folha de calculo através do copiar e colar no Writer como uma tabela do Writer. Nas versões mais antigas, as tabelas copiadas só podiam ser inseridas como imagem, objeto, texto simples ou elemento RTF.

Além do novo LibreOffice 6.2, a versão 6.1.5 também foi lançada. Esta última é a variante que os desenvolvedores recomendam para empresas e utilizadores que valorizam o nível mais alto de estabilidade. Pode descarregar o LibreOffice 6.2 ou 6.1.5 directamente aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.