Libra: A criptomoeda do Facebook muda de nome para Diem
3 Dezembro, 2020No passado dia 29 revelamos aqui que a criptomoeda do Facebook, até agora conhecida como Libra, deverá chegar já no próximo mês de Janeiro. No entanto, parece que ela chegará ao mercado com um nome diferente para não estar associada às polémicas que acompanharam a mesma no inicio do ano passado, e agora a mesma chama-se Diem.
Numa fase inicial, o projecto da criptomoeda Libra não convenceu realmente os reguladores, e isso faz com que tivesse tido fortes críticas, em particular por medo de uma ameaça à soberania monetária dos Estados. E esse foi o principal motivo de a moeda ter sido rebaptizada de Diem.
Da mesma forma, Libra Association, a empresa com a responsabilidade da supervisão e gestão da futura criptomoeda, passa a chamar-se Diem Association, apesar de continuar a ter a sua sede na Suíça.
Este nome Diem (dia em latim) é suposto ser sinonimo de maior independência e maturidade do projecto. O Facebook, cuja carteira digital para criptomoeda foi renomeada para Novi (em vez de Calibra), continua a ser um dos 27 membros envolvidos através dessa subsidiária de mesmo nome (Novi do Facebook).
Libra é colocada de lado e dá lugar à Diem
Colocado à frente da Novi, David Marcus é um dos cinco membros do conselho de administração da Association Diem.
Acima de tudo, é preciso dizer que o projecto de Libra evoluiu desde a sua apresentação inicial em 2019. Em vez de contar com uma reserva com uma cesta de moedas e activos, a rede de Libra foi reformulada para incluir várias criptomoedas estáveis.
E tal como já tínhamos referido anteriormente, o lançamento de Libra poderia acontecer já em Janeiro de 2021, mas este prazo não está oficializado para a “nova” criptomoeda, já que ele aguarda a aprovação da Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Federal Suíço. Por outro lado, uma confirmação é que o lançamento será feito inicialmente com uma moeda digital associada ao dólar.
“O projecto Diem fornecerá uma plataforma simples para que a inovação em fintech prospere, para que os consumidores e empresas realizem transacções instantâneas, de baixo custo e altamente seguras” , afirma Stuart Levy.
O CEO da Associação acrescenta: “Estamos empenhados em fazê-lo de uma forma que promova a inclusão financeira, ampliando o acesso a quem mais precisa e, simultaneamente, protegendo a integridade do sistema financeiro. ao dissuadir e detectar comportamento ilegal.”
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.