Lenovo anuncia o seu primeiro Laptop com ecrã dobrável

Lenovo anuncia o seu primeiro Laptop com ecrã dobrável

14 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Se lhe falar em PC dobrável, inevitavelmente irá lembrar-se de um laptop. E a ideia está 100% certa, porque isso é algo que já vimos há muito tempo, e algo muito bem implementado no mercado, pelo que qualquer laptop que chegue ao mercado, a nossa principal preocupação é a visualização das suas principais especificações técnicas.

Mas se eu lhe falar num laptop com ecrã dobrável provavelmente vai ficar a pensar no que se trata. E este artigo é sobre isso mesmo, um novo laptop da Lenovo que foi anunciado com um ecrã dobrável, como alguns smartphones que foram anunciados nos últimos meses. A fabricante lançou um novo dispositivo da família ThinkPad X1, que é na verdade um laptop completo com um ecrã dobrável, sem qualquer teclado físico, que faz com que tudo seja feito no ecrã.

É interessante ver um dispositivo destes ser anunciado, no entanto, o seu ecrã que é fabricado pela LG tem apenas 13,3 polegadas com a resolução QuadHD (2K), que pode ser dobrada para metade da sua largura. Assim, o utilizador pode usar o laptop de várias formas, por exemplo, como um livro ou como um grande tablet. A Lenovo vê os seguintes cenários de aplicações:

  • Quando se dobrada torna-se nm livro, é a maneira perfeita de começar o dia e verificar mensagens pessoais ou feeds sociais.
  • Completamente desdobrado, serve para ler confortavelmente as notícias quando estamos a tomar alguma refeição.
  • Ao viajar podemos ler facilmente os primeiros e-mails.
  • No escritório, o ThinkPad integra-se perfeitamente à configuração de vários monitores.
  • Durante as reuniões, é o companheiro ideal para fazer anotações com a caneta.
  • Em combinação com um teclado mecânico, textos mais longos e e-mails podem ser confortavelmente escritos.
  • Quando totalmente aberto, é fácil transmitir as últimas séries e filmes.
  • Dobrado, é ideal para terminar o dia com um bom livro no sofá.

Até ao momento não dispomos de quaisquer detalhes técnicos sobre este novo dispositivo. A Lenovo prometeu dar mais alguns detalhes técnicos antes de o mesmo chegar ao mercado, que só deverá acontecer em 2020.

Não sei quais os motivos que levam a Lenovo a anunciar este dispositivo como um laptop, e não como um grande tablet de 13 polegadas com ecrã dobrável. Faz mais sentido anunciar o mesmo como um tablet, do que como um laptop, mas não sou eu que decido essas coisas.