Lenovo será a primeira marca com equipamentos com o padrão de ecrã Eyesafe Certified 2.0

Lenovo será a primeira marca com equipamentos com o padrão de ecrã Eyesafe Certified 2.0

6 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

A Lenovo, o Grupo TÜV Rheinland, líder mundial em testes e certificação independente de terceiros, e a Eyesafe, líder mundial em soluções de visualização de ecrã em segurança (time safety), estabeleceram uma parceria para disponibilizar os primeiros equipamentos que cumprem os novos Requisitos de Eyesafe Certified 2.0.

Revelada em maio deste ano, a norma Eyesafe Certified 2.0 reúne o conjunto de requisitos de certificação mais avançado do mundo para a medição de emissões de luz azul e precisão de cor para a indústria global de ecrãs. Representando a gestão de luz azul para ecrãs digitais de próxima geração, a Eyesafe Certified 2.0 é construída sobre o sucesso ressonante da primeira geração, que se tornou na referência líder da indústria para a segurança da low blue light.

"Gostaríamos de felicitar a Lenovo por ser a primeira do mundo a alcançar este marco significativo", comentou Frank Holzman, Vice-Presidente Global da TÜV Rheinland Business Field Electrical. "O lançamento do Eyesafe Certified 2.0 chega num momento crítico, uma vez que o conhecimento das características da low blue light se tornou muito mais difundido entre os consumidores e as marcas que começaram a oferecer uma série de diferentes opções de exibição de low blue light. A TÜV Rheinland acredita que é imperativo oferecer um padrão de certificação para marcas que queiram fornecer informações mais precisas e completas aos consumidores".

"A nova norma Eyesafe Certified 2.0 melhora um nível de especificidade extremamente necessário em torno do conceito geral de ‘low blue light’ e permite aos consumidores fazer comparações informadas entre as soluções concorrentes", acrescentou Holzman.

Tendo por base as investigações mais recentes da área da saúde, a norma Eyesafe Certified 2.0 foi desenvolvida em colaboração com os principais oftalmologistas e optometristas de todo o mundo e esboça orientações para os fabricantes de ecrãs com novas métricas e parâmetros chave para medir a toxicidade da luz azul. A designação Eyesafe Certified 2.0 permite aos consumidores compreender melhor como as marcas estão a abordar a questão da mitigação da luz azul.

"Queremos dar os nossos sinceros e merecidos parabéns à equipa da Lenovo pela sua visão e liderança em torno da questão da luz azul e pelo seu empenho na totalidade da saúde humana", disse Justin Barrett, o CEO da Eyesafe. "Acreditamos que os consumidores merecem a tranquilidade de saber que os seus equipamentos passaram o mais rigoroso conjunto de requisitos na indústria para medir as emissões de luz azul e a precisão das cores. Esta é uma enorme vitória para a Lenovo e um marco significativo para toda a indústria de exposição".

A decisão do Grupo TÜV Rheinland e da Eyesafe em desenvolver e lançar a nova norma Eyesafe Certified 2.0 foi impulsionada pelos avanços significativos na investigação global de saúde, o que deu tanto aos médicos de saúde ocular como aos engenheiros da área tecnológica uma compreensão mais profunda dos impactos potencialmente prejudiciais da exposição contínua à luz azul sobre a retina humana. Estes conhecimentos associados a mudanças significativas e sustentadas nos padrões globais de utilização de dispositivos desde o início da pandemia, estimularam as equipas TÜV Rheinland e Eyesafe a criar um padrão da próxima geração que refletiria e englobaria toda a nova informação disponível sobre os impactos da luz azul na saúde humana.

"A Lenovo orgulha-se de ser o primeiro fornecedor de tecnologia a introduzir monitores de PC certificados segundo o rigoroso e preciso conjunto de requisitos incluídos no novo padrão de visualização Eyesafe", comentou Stefan Engel, Vice-Presidente e Diretor Geral de Negócios de Visuals no Grupo de Dispositivos Inteligentes da Lenovo. "A realidade é que as pessoas estão a passar mais tempo em frente aos computadores do que nunca, e embora o conceito de “low blue light” se tenha tornado mais popular, apenas aborda parte do desafio. Ao satisfazer a norma Eyesafe Certified 2.0, estamos a permitir aos nossos clientes ter mais controlo sobre a sua experiência e adequar o dispositivo às suas necessidades específicas".

Eyesafe Certified 2.0

Os seguintes dispositivos já são Eyesafe Certified 2.0:

  • Lenovo G32qc-30 Monitor – um monitor de gaming curvo WLED QHD de 31,5" equipado com uma taxa de atualização de 165 Hz, suporte de efeito HDR, colunas duplas e ferramentas de gaming para uma experiência imersiva, rápida e fluída.
  • Lenovo G34w-30 Monitor – um monitor de gaming WQHD de 34" WQHD ultra largo 1500R com uma relação de visualização panorâmica de 21:9 para uma maior visibilidade em mais conteúdo.
  • Lenovo ThinkVision T27p-30 Monitor – um monitor UHD de 27" de largura com uma porta USB Type-C que oferece uma única ligação por cabo, e um design de moldura de 3 lados quase sem bordas para uma experiência de trabalho perfeita em múltiplos ecrãs.

Todos os dispositivos acima estarão disponíveis no Outono e apresentam tecnologia low blue light natural para reduzir a emissão de luz azul de alta frequência do painel sem distorção de cor. Cada um terá o selo de certificação TÜV Rheinland Eyesafe, claramente afixado tanto na embalagem como no próprio dispositivo. Os produtos adicionais Lenovo que cumprem a nova norma serão disponibilizados ainda este ano.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.