Lenovo anuncia a Legion Go: A sua consola portátil
1 Setembro, 2023Era algo que já esperávamos que acontecesse, e entre os protagonistas da IFA 2023 temos a Lenovo, ela que entre muitas novidades anunciou a Legion Go, uma nova consola portátil que promete deliciar muitos jogadores.
A Lenovo Legion Go já era falada à muito tempo, e muitos dos seus detalhes técnicos, bem como o seu design, já eram conhecidos, mas agora é mesmo oficial, mas vamos dar um olhar sobre aquilo que a empresa revelou.
Tal como já havia sido falado, a consola portátil chegará a executar o Windows 11 e está equipada com processador AMD Ryzen Z1 Extreme juntamente com placa gráfica AMD RNDA e suportado por tecnologia inteligente de gestão de energia.
O seu ecrã de 8,8 polegadas conta com a resolução QuadHD+ com proporção de 16:10, 10 pontos de toque, brilho máximo de 500 nits e cobertura de gama de cores DCI-P3 de 97%. Se desejar, também pode ajustar a resolução para 1600p e 800p com taxas de atualização de 144Hz e 60Hz, dependendo do jogo e da situação.
Quanto às memórias , o Lenovo Legion Go pode ser configurado com no máximo 16GB de RAM LPDDR5X (a 7500 MHz) e com unidades SSD PCIe Gen4 de até 1 TB; Há também um slot para cartão microSD que suporta até 2 TB de armazenamento adicional. Quanto à conectividade , existem duas portas USB Type-C que permitem carregar o dispositivo e ligar acessórios ao mesmo tempo, portas que suportam DisplayPort 1.4 e Power Delivery 3.0; Também há suporte para Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6E.
A bateria tem capacidade de 49,2 Wh e suporta tecnologia de carregamento rápido que permite recarregar até 70% em aproximadamente 30 minutos. Em qualquer caso, é possível jogar mesmo com a consola ligada ao carregador, graças ao modo power bypass para proteger a bateria e evitar superaquecimento. Nesse sentido, existe também um sistema específico para manter as temperaturas sob controlo, a tecnologia térmica Coldfront, baseada numa ventoinha de 79 pás em polímero de cristal líquido que, segundo a Lenovo, não ultrapassa 25dB de ruído no modo silencioso, embora permitindo que a Legion Go alcance 25W de TGP no modo personalizado.
Para gerir os jogos a consola conta com dois comandos removíveis, joysticks com efeito hall anti-drift, um trackpad integrado, um D-pad grande e uma roda de mouse angular para um total de 10 botões de ombro mapeáveis, gatilhos e botões de aderência. Destaca-se também a presença do botão Power decorado com o icónico “O” da Lenovo Legion, botão que muda de cor sinalizando o modo de ventilador selecionado, botão com iluminação RGB também presente ao redor dos joysticks. Ao remover os controladores (chamados Legion TrueStrike), pode, entre outras coisas, habilitar o modo FPS.
A maioria das funções e configurações do Lenovo Legion Go estão associadas, e geridas, pela aplicação Legion Space, a partir do qual os utilizadores podem ajustar diversas configurações (resolução, taxa de atualização do ecrã, brilho, etc.) e, acima de tudo, aceder a todas as plataformas de jogos e lojas online para que veja jogos instalados localmente ou compre novos na Legion Game Store (em colaboração com o Xbox Game Pass Ultimate, um serviço para o qual está incluída uma assinatura de 3 meses).
Preço e disponibilidade Lenovo Legion Go
Segundo foi anunciado, a consola Lenovo Legion Go custará 799 euros e estará à venda a partir de outubro.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.