KB4505903: Actualização do Windows 10 causa problemas nas ligações Bluetooth

KB4505903: Actualização do Windows 10 causa problemas nas ligações Bluetooth

24 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

A Microsoft diz que os altifalantes Bluetooth deixarão de se ligar a dispositivos que executam o Windows 10, versão 1903, após a instalação da actualização cumulativa KB4505903, lançada a 26 de Julho de 2019.

Além dos altifalantes Bluetooth não funcionarem correctamente, os utilizadores também perceberão uma entrada Fonte Bluetooth A2dp da Microsoft sob o nó Controladores de som, vídeo e jogo exibindo um ícone de ponto de exclamação amarelo no Gestor de dispositivos.

Isso indica que o dispositivo está a ser afectado por algum problema relacionado a drivers ausentes ou ao driver não estar instalado correctamente. Depois que o KB4505903 for instalado num computador Windows com um altifalante interno instalado, os utilizadores terão um dos seguintes problemas, diz o artigo de suporte da Microsoft:

  • Um altifalante Bluetooth não pode ligar-se ao computador.
  • Um altifalante Bluetooth pode ligar-se ao computador. No entanto, a saída do altifalante soa ruidosa (má qualidade).
  • Um altifalante Bluetooth pode ligar-se ao computador. No entanto, o som é gerado pelo altifalante interno em vez do dispositivo Bluetooth.

Windows 10 1 - KB4505903: Actualização do Windows 10 causa problemas nas ligações Bluetooth

Solução alternativa para o problema de conectividade do altifalante Bluetooth

A Microsoft também fornece uma solução alternativa para corrigir esse problema, que envolve o uso da ferramenta Verificador de ficheiros de sistema (SFC.exe) para reparar ficheiros de sistema corrompidos ou ausentes.

Para fazer isso, os utilizadores com sistemas afectados devem seguir estas etapas:

  1. Abra a consola de comando usando autoridade administrativa.
  2. No prompt de comando, digite o seguinte comando e pressione Enter:
    sfc /scannow
  3. Observação: pode levar alguns minutos para que a operação de comando seja concluída.
  4. Depois que o processo estiver concluído, reinicie o computador.

Mais detalhes sobre como usar o utilitário Verificador de arquivos do sistema para corrigir problemas do sistema estão disponíveis aqui.

Esta não é a primeira vez que os clientes da Microsoft que usam dispositivos actualizados com o Windows 10 versão 1903 tiveram problemas com o Bluetooth.

Em Junho, os utilizadores começaram a queixar-se de alguns problemas de emparelhamento e conectividade Bluetooth após a aplicação de actualizações cumulativas, de segurança ou de acumulação mensal lançadas recentemente devido ao bloqueio de alguns dispositivos Bluetooth por causa de riscos de segurança.

"Essas actualizações de segurança abordam uma vulnerabilidade de segurança impedindo intencionalmente que as ligações do Windows não sejam seguras em dispositivos Bluetooth", afirmou a Microsoft na época. "Qualquer dispositivo que use chaves conhecidas para criptografar conexões pode ser afetado, incluindo certos controles de segurança."

Um mês antes, em Maio , a Microsoft disse que os computadores com modems Realtek ou Qualcomm Bluetooth encontravam problemas para descobrir e de se ligar a dispositivos Bluetooth depois de instalar a Actualização do Windows 10 de maio de 2019 devido a drivers desactualizados.

Esse problema também levou a Microsoft a adicionar um bloco de compatibilidade adicionado para impedir que os utilizadores actualizem os sistemas afectados para evitar que sofram problemas de desempenho ou de usabilidade.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.