Justiça ordena que Cloudflare bloqueie sites de IPTV Pirata

Justiça ordena que Cloudflare bloqueie sites de IPTV Pirata

16 Fevereiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Provavelmente o nome Cloudflare é um nome que não lhe diz nada, mas fique a saber que é uma das maiores empresas da web do mundo, e conta com uma das maiores redes de distribuição de conteúdo (CDN) do mundo. Esse serviço é uma forma muito eficaz dos sites reduzirem o seu tempo de carregamento, em todo o mundo. Muitas empresas em todo o mundo utilizam os seus serviços, mas esse serviço não é exclusivo para empresas, já que pode ser utilizados por bloguers, e também por sites piratas, que utilizam os seus serviços para distribuir o seu conteúdo.

E como pode ter percebido pelo titulo deste artigo, entre eles temos diversas plataformas de IPTV que se desenvolveram consideravelmente nos últimos anos.

Segundo um estudo muito recente, o streaming ilegal causa perdas em tornos dos 2 biliões de euros por ano, na Europa e nos Estados Unidos. Esses serviços são especialmente interessantes já que oferecem uma grande quantidade de canais premium a preços mais em conta, já que raramente passam os 10 euros por mês.

Em 2020, o Cloudflare foi assim inscrito em dois processos relacionados com serviços de IPTV, o que resultou na obrigação de bloquear imediatamente os sites “IPTV THE BEST” e o “ENERGY IPTV”. A empresa recorreu, mas no julgamento final, que se realizou na passada sexta-feira, o tribunal manteve esse obrigação.

IPTV CloudFlare

Dois sites de IPTV Pirata foram “bloqueados” pelo Cloudflare

As sanções chegaram então para essas plataformas de streaming pirata. O Cloudflare, entretanto, tentou explicar que o “IPTV THE BEST” e o “ENERGY IPTV” permanecerão acessíveis e, portanto, ativas, já que a empresa não oferece serviços de hospedagem. Um argumento que não convenceu a justiça italiana que julgou os dois casos:

“De fato, está confirmado que a Cloudflare realiza operações de suporte e otimização dos sites afetados, o que melhora a visibilidade e a publicidade desses serviços ilegais”, afirmam os advogados.

Este último também especificou que o bloqueio será “dinâmico”, ou seja, deverá persistir mesmo que os serviços acusados ​​alterem o seu nome de domínio ou endereço IP:

“Estou feliz em ver a justiça a tomar uma posição”, disse Simona Lavagnini, advogada dos detentores de direitos autorais italianos. “Isso confirma que esse tipo de veredicto se aplica a todos os atores envolvidos na distribuição de conteúdo ilegal na web”.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.