Começou o julgamento de Craig Wright, que afirma ser pai da Bitcoin

Começou o julgamento de Craig Wright, que afirma ser pai da Bitcoin

11 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

O julgamento de Craig Wright, um australiano que afirma ser o pai do bitcoin, contra uma organização do setor, começou na passada terça-feira, dia 6 de fevereiro, em Londres e deve durar até meados de março.

Presente na sala, o cientista da computação e empresário de 53 anos, que há anos afirma ser o enigmático programador por trás do bitcoin, foi questionado no dia seguinte. Durante quase um mês e meio, o Supremo Tribunal de Justiça britânico trabalhará para determinar se Craig Wright escreveu ou não o white paper, um texto sobre a origem da bitcoin publicado sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, em outubro de 2008.

Aquele que ganhou aos seus detratores o apelido de Faketoshi (para “falso Satoshi”) reivindica os direitos de autor deste documento fundador, bem como do código desta criptomoeda.

“Um grande número de pessoas de todo o mundo solicitaram acesso a este julgamento ”, observou o juiz a título de introdução, que também referiu ter recebido um e-mail no sábado à noite de um indivíduo que também afirma ser Satoshi Nakamoto.

Craig Wright enfrenta hoje a Crypto Open Patent Alliance (COPA), associação que visa eliminar patentes de tecnologias ligadas às criptomoedas, e que reúne pesos pesados ​​do setor como a plataforma de câmbio Coinbase e a empresa Block, especializada em pagamentos digitais. A organização acusa Craig Wright de mentir sobre a sua identidade e de ter falsificado, e manipulado, documentos que apresentou para provar as suas afirmações.

“Durante um período de quase dez anos, (Wright) foi fortemente pressionado para provar que era Satoshi Nakamoto, mas falhou consistentemente em fornecer provas”, disse um dos advogados que representa a COPA.

Criptomoedas

Craig Wright está envolvido em outro caso

Nos documentos fornecidos por Craig Wright, ele observa que o software utilizado não corresponde àquele que possibilitou a redação do white paper original, segundo especialistas de ambas as partes, e há vestígios da utilização do ChatGPT.

O resultado deste caso determinará o de outro, colocando Wright contra 26 programadores, indivíduos e também empresas como a plataforma Coinbase, que ele acusa de ter infringido os seus direitos de propriedade intelectual.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.