Juiz utiliza ChatGPT para escrever uma sentença… e corre mal

Juiz utiliza ChatGPT para escrever uma sentença… e corre mal

18 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Um juiz brasileiro foi obrigado a explicar-se após um acidente que envolve a utilização de uma inteligência artificial, que no caso era o ChatGPT, para escrever uma sentença… que resultou em diversas referências incorretas.

ChatGPT utilizado para escrever uma sentença e não corre bem

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão público responsável por zelar pelo bom funcionamento do sistema judiciário, pediu ao magistrado Jefferson Rodrigues que explicasse como chegou a proferir uma decisão repleta de erros. Este juiz federal do estado do Acre (norte) utilizou como base para a sua decisão falsos elementos da jurisprudência atribuída ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos mais altos órgãos judiciais do Brasil.

Segundo documento do CNJ consultado na passada segunda-feira pela AFP, o magistrado disse ter confiado a elaboração desta sentença a um colaborador de confiança que utilizou a ferramenta ChatGPT. Os erros “ocorreram devido à utilização de uma ferramenta virtual que se revelou inadequada”, reconheceu o juiz. Ele atribuiu esse “simples erro” à “sobrecarga de trabalho” dos magistrados brasileiros. “Acreditamos que este seja o primeiro caso desse tipo”, afirmou o CNJ, dando ao magistrado 15 dias para dar explicações mais aprofundadas.

Segundo este órgão, o uso de inteligência artificial é cada vez mais comum nos tribunais brasileiros, onde esta tecnologia ainda não foi regulamentada por lei.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.