Jogos Pokémon serão lançados com menos frequência
15 Agosto, 2023Parece que foram necessários vários anos de descontentamento para que a Pokémon Company decidisse questionar os seus métodos. Em novembro passado, as versões Pokémon Scarlet e Purple chegaram às lojas, não sem alguns soluços. As belas promessas de um mundo aberto inovador para a franquia e novas mecânicas de jogo foram afogadas num oceano de problemas técnicos de todos os tipos. Lentidão, bugs gráficos e outras falhas tornaram o lançamento desses jogos um verdadeiro desastre. Um potencial desperdiçado, pois a jogabilidade continua divertida.
Em questão: o desenvolvimento apressado das produções de Pokémon. Desde que a franquia foi lançada no Gameboy, em 1996 no Japão, os monstros de bolso seguiram lançamentos anuais quase constantes. Isso gerou anime, mapas e muitos produtos derivados que formaram a experiência que conquistou o mundo. No entanto, a realidade atual da indústria de videojogos não permite mais que esse ritmo seja seguido sem alguns sacrifícios. O desenvolvimento de jogos modernos leva tempo, um recurso precioso que falta ao estúdio Game Freak, que é altamente espremido pela Pokémon Company.
Se a reputação da franquia não está mais em boa forma, parece que a matriz finalmente está a aprender com os seus erros para um futuro melhor. Numa entrevista com o General Manager Takato Utsunomiya organizada durante o Pokémon World Championships revela uma verdadeira questão.
Menos Pokémon para mais qualidade
Em 2022, os jogadores da Nintendo Switch foram apresentados ao Pokémon Legends Arceus, bem como às versões Scarlet e Purple. Em apenas nove meses, três grandes títulos apareceram na consola da Nintendo. Portadores de inovações e belas ideias, esses títulos sofreram, no entanto, com a falta de refinamento que agora caracteriza a licença. Para remediar essa situação, os jogadores estão a implorar à Game Freak, e à Pokémon Company, para reduzir o ritmo de publicação, conselhos finalmente levados em consideração.
O pessoal do Comicbook faz algumas perguntas sobre esse tema na sua entrevista com Utsunomiya: esse famoso cronograma de lançamento é realmente aplicado apesar das suas consequências restritivas? O COO da empresa não hesitou em responder honestamente:
“Acho que, em geral, se olhar para o passado, o caminho que percorremos até agora tem sido de lançamentos constantes, lançamentos regulares de produtos numa cadência fixa.” Ele explica antes de acrescentar “Acho que ainda operamos dessa forma, mas há cada vez mais conversas à medida que os ambientes de desenvolvimento mudam sobre como podemos continuar a fazer isso, garantindo que produtos de qualidade também sejam introduzidos.“
Não há dúvida de que o final da sua resposta refere-se ao estado dos últimos títulos à medida que são lançados. Apesar de reconhecer o problema, a Pokémon Company parece determinada a continuar com lançamentos regulares. No entanto, a empresa poderia considerar reduzir o ritmo, mantendo um formato constante. Ainda levaram toda a geração da Switch para entender a gravidade da situação.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.