Joe Biden alerta sobre potenciais perigos da inteligência artificial

Joe Biden alerta sobre potenciais perigos da inteligência artificial

6 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

O presidente Norte Americano, Joe Biden, discutiu os potenciais riscos da inteligência artificial (IA), que se estão a desenvolver a uma velocidade vertiginosa, durante uma reunião com assessores.

Questionado por jornalistas sobre a periculosidade da IA, Joe Biden respondeu que “resta ver. Pode ser”. Essa tecnologia pode ajudar a lidar com “desafios muito sérios, como doenças e mudanças climáticas”, disse o presidente a especialistas do Conselho de Ciência e Tecnologia da Casa Branca. No entanto, traz “riscos potenciais para a nossa sociedade, a nossa economia e a nossa segurança nacional”, disse ele.

“Na minha opinião, as empresas de tecnologia devem garantir que os seus produtos sejam seguros”, continuou o presidente. “Sem salvaguardas, vemos quais são as consequências em termos de saúde mental e autoimagem”.

Por exemplo, as redes sociais são regularmente acusadas de prejudicar a saúde mental dos seus utilizadores mais jovens, levando-os a comparar-se com as imagens perfeitas que inundam essas plataformas. Por outro lado, o presidente norte americano pediu novamente ao Congresso que estabeleça limites estritos aos dados pessoais recolhidos por grupos de tecnologia e que proíba a publicidade direcionada a crianças.

Joe Biden preocupado com a Inteligência Artificial

Deve-se dizer que as empresas americanas estão na vanguarda do florescente setor de IA. Há alguns dias, Elon Musk, e centenas de especialistas mundiais, acordaram uma pausa de seis meses nas pesquisas sobre a mesma. Eles falaram em particular de “grandes riscos para a humanidade”.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.