James Earl Jones reforma-se mas deixa a sua voz ser utilizada por Darth Vader
25 Setembro, 2022Para uns pode ser uma novidade, mas para outros nem por isso. James Earl Jones empresta a sua voz a Darth Vader desde o início do Star Wars. No entanto, o ator conta atualmente com 91 anos, e como é óbvio decidiu reformar-se.
No entanto, e segundo esta a ser revelado, ele assinou os direitos dos seu trabalho de voz, permitindo que a startup ucraniana Respeecher aproveitasse a tecnologia de IA e recriasse o som de sua voz no Obi-Wan Kenobi, a nova série do Disney Plus.
Para fazer isso, a Respeecher usa trechos de som para “clonar” a voz de James Earl Jones, permitindo que um estúdio grave novas falas sem a sua presença. Matthew Wood, editor de som supervisor da Skywalker Sound, disse à Vanity Fair que apresentou a Jones a opção, uma vez que ele “mencionou que estava a pensar encerrar” o seu papel de Darth Vader. Depois de Jones ter dado a permissão à Lucasfilm para usar a voz gerada por IA, a Vanity Fair diz que o estúdio permitiu à Respeecher fazer de Darth Vader parecer o “vilão do lado negro de Jones de há 45 anos” em Obi-Wan Kenobi.
Darth Vader continuará a utilizar a voz de James Earl Jones
É por isso que pode notar que Darth Vader soa muito como nos filmes anteriores em Obi-Wan, em oposição à voz real de Jones, em A Ascensão Skywalker, de 2019. Apesar do uso de IA pelo estúdio para a voz de Vader, Wood diz que Jones assume o papel de um “padrinho benevolente” e ainda ajuda a orientar a representação do vilão pelo estúdio.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.