Já conhece o novo processador Apple M2 que equipa os novos MacBook?
8 Junho, 2022Na passada segunda-feira, durante a sua conferência anual, a Apple revelou o sucessor do seu processador M1, que chamou de Apple M2. Este novo chip é construído no processo de 5nm e vem acompanhado de um aumento de desempenho de CPU na ordem dos 18% em relação ao M1, e um aumento de desempenho de GPU na ordem dos 35%. Já o Neural Engine é 40% mais rápido. Ele também traz 50% mais largura de banda de memória em comparação com o M1 e suporta até 24GB de memória unificada.
Ao comentar sobre o Apple M2, que agora alimentará o novo MacBook Air e o MacBook Pro de 13 polegadas, Johny Srouji, vice-presidente sénior de tecnologias de hardware da Apple, disse:
“O M2 inicia a segunda geração de chips da série M e vai além dos recursos notáveis do M1. Com o nosso foco incansável no desempenho com eficiência de energia, o M2 oferece um CPU, GPU e Neural Engine mais rápidos. E junto com maior largura de banda de memória e novos recursos como aceleração ProRes, o Apple M2 continua o tremendo ritmo de inovação no silício da Apple para o Mac.”
Indo ao âmago da questão, a Apple disse que o chip M2, que usa tecnologia de 5nm de segunda geração, inclui 20 biliões de transistores, 25% a mais do que é utilizado no seu antecessor. Esses transistores adicionais permitem que o chip lide com cargas de trabalho ainda mais complexas, o que significa que os utilizadores devem ver uma melhoria quando se trata de tarefas que exigem processamento intensivo.
A revelação de um novo produto da Apple não estaria completa sem atacar a concorrência. Segundo a empresa, o M2 oferece quase o dobro do desempenho no mesmo nível de energia que o mais recente chip de 10 núcleos encontrado num laptop Windows. Comparado a um chip de 12 núcleos encontrado em PCs, o M2 fornece quase 90% do desempenho máximo com apenas um quarto do uso de energia.
Apple M2 é significativamente mais rápido que o seu antecessor
Além das melhorias de desempenho, o Apple M2 desbloqueia tecnologias de última geração em computadores Apple. A empresa destacou os seguintes itens:
- O Neural Engine pode processar até 15,8 triliões de operações por segundo — mais de 40% a mais que o M1.
- O mecanismo de multimédia inclui um decodificador de vídeo de maior largura de banda, compatível com vídeo 8K H.264 e HEVC.
- O poderoso mecanismo de vídeo ProRes da Apple permite a reprodução de vários fluxos de vídeo 4K e 8K.
- O mais recente Secure Enclave da Apple oferece a melhor segurança da categoria.
- Um novo processador de sinal de imagem (ISP) oferece melhor redução de ruído de imagem.
Além das reduções no uso de energia que o Apple M2 oferece, a empresa diz que cada chip que fabrica, do design à construção, será 100% neutro em carbono. Isso ajudará a empresa a cumprir os seus compromissos de proteger o planeta.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.