iRobot vê algumas imagens pessoais tiradas pelos Roomba partilhadas nas redes sociais

iRobot vê algumas imagens pessoais tiradas pelos Roomba partilhadas nas redes sociais

24 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Diante da proliferação de objetos conectados, os utilizadores estão cada vez mais expostos a falhas e a fuga de conteúdo pessoal. E mesmo que os especialistas alertem cada vez mais sobre a necessidade de as fabricantes protegerem ao máximo os seus dispositivos, acontece que alguns erros expõem dados pessoais ou, pior ainda, que ocorrem atos maliciosos…

Desta vez a iRobot que está a pagar o preço com os seus Robôs Roomba, mais especificamente com o Roomba J7. A empresa conta atualmente com alguns modelos que possuem uma câmara que permite controlar o dispositivo remotamente na visão em primeira pessoa ou, de forma mais geral, tirar fotos de obstáculos para analisá-los através de uma IA e possivelmente desafiar o utilizador.

O Roomba J7 é um daqueles aparelhos que tira fotos e as envia para a Scale AI, startup responsável por rotular dados de áudio, foto e vídeo para treinar a inteligência artificial a reconhecer melhor os objetos ou sons.

Parece que alguns funcionários da Scale AI que tiveram acesso a essas informações transmitidas pelos robôs, trocaram certas capturas em canais de troca privados. O MIT Technology Review teve acesso a 15 dessas capturas de ecrã. Nas imagens reveladas, podemos encontrar menores, ou pessoas em posições delicadas, principalmente na casa de banho.

iRobot vê Scale AI fugir informações pessoais de utilizadores dos robôs aspiradores Roomba J7

iRobot

Parece que essas fotos vêm de dispositivos em desenvolvimento aproveitando modificações específicas de hardware e software. A iRobot esclarece que os “leaks” não dizem respeito às versões comercializadas dos seus dispositivos e que as pessoas a quem foram confiadas as versões de teste assinaram acordos relativos à gravação das imagens.

O caso não parece ser voltado para um leak ou invasão de robôs aspiradores da iRobot, mas sim uma negligência dos funcionários da Scale AI que partilharam ficheiros diretamente nas redes sociais.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.