Irão bloqueia o WhatsApp e o Instagram: Entenda os motivos
24 Setembro, 2022As manifestações redobraram no Irão após a morte, no passado dia 16 de Setembro, do jovem Mahsa Amini (um ativista anti-véu de 22 anos que acabara de ser preso pela Polícia iraniana). O tamanho da indignação é tal que as autoridades decidiram há poucos dias colocar o país sob vidro bloqueando quase todo o acesso à Internet.
Desde então, o WhatsApp e o Instagram deixaram de estar acessíveis no Irão, e nem a utilização de uma VPN consegue contornar esse bloqueio. E para quem não sabe, outras redes sociais, como o Facebook e Twitter já estão inacessíveis no Irão há anos.
O encerramento da rede de Internet foi gradual: as cidades de Teerão e Sanandaj foram as primeiras a serem afetadas (é também onde ocorreram as manifestações mais massivas), depois a censura da Internet atingiu a região do Curdistão antes de se estender a todo o país.
Irão bloqueia acesso a todas as redes sociais
A última grande paralisação da Internet naquele país remonta a 2019, após as manifestações de protesto, desta vez contra o aumento dos preços dos combustíveis. A severa repressão que se seguiu fez dezenas de vítimas.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.