IPTV Pirata: Organizações antipirataria preparam novo raid
16 Outubro, 2023Com a pirataria a aumentar na Europa, especialmente a transmissão ilegal de jogos desportivos através de fluxos piratas de IPTV, os detentores dos direitos estão a organizar-se para reagir. Na maioria das vezes, eles reúnem-se no mesmo grupo para coordenar as suas solicitações e ações. Na sequência de um pedido do Gabinete do Representante Comercial dos Estados Unidos para as partes interessadas, nos Estados Unidos, várias entidades enviaram a sua lista de “locais a serem abatidos”.
Entre os entrevistados, destacamos a presença da AAPA, a Aliança Audiovisual Antipirataria, cujos membros estão a maioria dos detentores dos direitos desportivos dos mais campeonatos que se realizam na Europa.
Nessas listas estão presentes sites que permitem assistir a desporto sem pagar a assinatura do serviço correspondente, confirmando o crescimento deste tipo de pirataria. Observamos também que, apesar de pertencerem a uma aliança, alguns detentores de direitos apresentaram a sua própria lista separada. Por exemplo, a Premier League fez isso. E isso resulta na presença de duplicatas nos sites destacados.
Como se pode imaginar, a Premier League quer especialmente acabar com os sites piratas que transmitem jogos desportivos. No topo de sua lista está o BestBuy IPTV, “um serviço geral de IPTV muito popular que contém canais de todo o mundo, muitos dos quais apresentam conteúdo da Premier League”, afirma a organização. Para a AAPA, a Forever TV é a número 1 (e número 2 na Premier League). Este site e os seus afiliados, Chaloos e Mediastar, “são responsáveis pela disponibilização ilegal de milhares de canais de TV paga e de filmes e séries on demand”.
IPTV: organizações antipirataria apresentam lista de serviços a serem erradicados
Observe que URLs conhecidos também são direcionados, mesmo que não estejam diretamente associados ao hack. Os serviços de partilha de ficheiros 1Fichier, RapidGator e NitroFlare estão, portanto, no radar. É claro que todas as três plataformas são às vezes utilizadas para partilhar conteúdo protegido por direitos de autor, daí a sua presença na lista. Vale lembrar que um site semelhante, o Uptobox, ainda está inacessível após uma operação antipirataria.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.