IPTV Perfect Player banida da Google Play Store sem qualquer motivo

IPTV Perfect Player banida da Google Play Store sem qualquer motivo

21 Outubro, 2019 8 Por Joel Pinto

No passado dia 8 de Outubro, reportados aqui que a aplicação IPTV Smarters, teria sido removida da Google Play Store, mesmo não desrespeitando qualquer regra, ou violando qualquer lei. Agora, e tal como a IPTV Smarters, a IPTV Perfect Player foi removida da loja de aplicações da Google.

IPTV Perfect Player removido da Google Play Store

Após mais uma reclamação, feita por um grande operador de TV, que invoca violação de direitos de autor (difíceis de entender), a Google removeu a aplicação da sua loja virtual. No entanto, e mais uma vez, a aplicação é disponibilizada sem qualquer conteúdo, portanto, livre de qualquer violação, pelo que não se entende o sanção aplicada.

Para quem não conhece, o IPTV Perfect Player é um software com a capacidade de rede, que permite aos utilizadores de utilizar uma lista de reprodução de um qualquer provedor de IPTV, e com ele,  assistir a vídeos, independentemente da sua fonte. Esta semana, o software que tem mais de um milhão de downloads (só na Google Play), foi removido pela Google devido a uma reclamação de direitos de autor. A empresa que fez a "queixa", sabe-se que é um grande operador de TV, cujo o nome não foi revelado já que a reclamação ainda está em andamento.

Essa reclamação afirma que o software permite que os utilizadores assistam a canais de fontes não autorizadas e, portanto, é ilegal. No entanto, parece haver uma falha considerável nos argumentos da empresa de TV. É que tal como em outras aplicações, os desenvolvedores por trás do Perfect Player não revelam como o software pode ser utilizado, e afirmam não ter qualquer controlo sobre como a mesma pode/deve ser utilizada. Assim como o Windows Media Player, o uTorrent, o Kodi, ou até mesmo o VLC (que possui recursos semelhantes), essa aplicação pode ser usada para fins totalmente legais - ou não, dependendo da escolha do utilizador.

No entanto, para dar destaque à sua reclamação, o provedor de TV paga forneceu algumas capturas de ecrã a mostrar o Perfect Player a reproduzir conteúdo ao qual a empresa detém os direitos. Isso é particularmente estranho, porque qualquer conteúdo reproduzido, é adicionado e da responsabilidade do utilizador.

Google parece pouco preocupada

Como tal, se um qualquer operador de TV fizer uma reclamação sobre todas as aplicações multimédia presentes na Play Store, a Google irá remover as mesmas? Parece-me que mais uma vez estão a lutar contra quem nada tem a ver com isso. As aplicações não são responsáveis sobre o conteúdo que viola os direitos de autor, seja ele IPTV, ou de streaming.

Como sempre tenho dito, continua a caça às bruxas, e é uma guerra que não tem fim. Se as operadores utilizassem o dinheiro, e recursos, que gastam nestas guerras para financiar os seus projectos, provavelmente conseguiriam baixar o valor que cobram aos utilizadores, e assim diminuir a pirataria.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.